Edital de Exames de AdmissãoOutros Editais

Baixar Edital da UEM 2024 em PDF

Olá! Pretende se candidatar para os exames de admissão da UEM (ou quer ajudar um familiar ou amigo a se inscrever), e está a fazer esta pesquisa para Baixar Edital da UEM 2024 em pdf?

Você está no lugar certo!

Aqui poderá Baixar Edital da UEM 2024 pdf, Edital UEM 2024, Edital UEM 2024 PDF, Pré-inscrição da UEM em 2024, UEM Edital 2024, Edital da Universidade Eduardo Mondlane 2024

Neste website poderá baixar o edital da UEM (se quiser baixar o edital, leia o edital transcrito até ao fim), e encontrará as informações mais actualizadas sobre as condições de realização dos exames de admissão para a UEM em 2024.

– Os Exames de Admissão terão lugar em todas as provincias do País.

– Os exames de admissão para o ano lectivo 2024, serão realizados num modelo misto, isto é, no modelo integrado (exame de duas disciplinas num único momento) e no modelo não integrado (exame de uma disciplina de cada vez).

– O modelo integrado será aplicado a todos os cursos, à excepção de cursos específicos cujos exames serão no modelo não integrado.

CANDIDATURAS

A UEM oferece Cursos de Graduação nas modalidades de Ensino presencial e Ensino à distância.

– Os candidatos poderão, querendo, concorrer a dois cursos (1 e 2 opção) de cada modalidade (à Distância ou presencial). Adicionalmente, para a modalidade presencial o candidato deverá indicar o período, Laboral ou Pós-laboral.

– A escolha da segunda opção não é obrigatória.

– Durante a escolha dos cursos, o candidato deverá observar a última coluna das Tabelas 1 e 2 deste edital, de modo a verificar se o seu certificado do nível médio (12 Classe do SNE ou Curso de Ensino Técnico Profissional do Ramo equivalente) contém as disciplinas exigidas para a frequência do curso na UEM. A não observância das disciplinas exigidas é da inteira responsabilidade do candidato e poderá contribuir para a sua desqualificação para a matricula.

– O candidato deve realizar o pré-registo online (vide ponto 6 deste Edital), seguindo as instruções dadas na página Web www.admissao.uem.mz.

– A validação da candidatura decorrerá no mesmo período que o do pré-registo e só se tornará efectiva após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, quando forem cumpridas as condições descritas no ponto mais adiante.

– Para o pré-registo online para todos os cursos leccionados na UEM, devem ser usados os seguintes documentos:

a) Cartão ou declaração do NUIT (Número Único de Identificação Tributária) e

b) Um (1) dos seguintes documentos de identificação, para nacionais: Bilhete de Identidade (BI) ou Talão de BI; Cartão de eleitor; Carta de condução; ou Passaporte ou DIRE para estrangeiros.

– Para o pré-registo online aos cursos leccionados na modalidade à distância o candidato deverá preencher a seguinte informação adicional: Email pessoal; e Centro de Tutoria.

– Não será instruído nenhum processo de candidatura com a documentação incompleta.

CURSOS, VAGAS, DISCIPLINAS DE EXAME E FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA OS EXAMES DE ADMISSÃO

– O candidato pode obter informações completas sobre os cursos e seus currículos acedendo à página da UEM em www.uem.mz ou consultando a lista de cursos a serem leccionados em 2024, no presente Edital de Admissão aos cursos de Graduação (Tabela 1 do edital) e na página Web do Departamento de Admissão à Universidade (DAU), www.admissao.uem.mz.

– Na Tabela 1 do edital, são indicados os cursos que serão ministrados na UEM em 2024 na modalidade presencial, as vagas previstas, as disciplinas de exame com os respectivos pesos e a formação necessária (12ª Classe do SNE com as disciplinas de exame de admissão no seu certificado ou Curso de Ensino Técnico Profissional do Ramo equivalente).

EXAMES DE ADMISSÃO – MODALIDADE PRESENCIAL

Os exames serão realizados num modelo misto, isto é, exames no modelo integrado e exames no modelo não integrado.

Exames no modelo integrado – Exames de duas disciplinas diferentes num único momento.

Exame no modelo não integrado – Exame de uma disciplina de cada vez.

a) Para a escolha de cursos, os candidatos deverão ter em conta a “Formação Necessária” (12ª Classe do SNE ou Curso Médio do Ramo equivalente) e as disciplinas de exame devem constar no certificado de habilitações da 12ª Classe ou Curso de Ensino Técnico Profissional do Ramo equivalente, como está indicado na Tabela 1 do edital.

b) Deverão consultar, também, a Tabela 3 do edital para ver as provas de exames a realizar no modelo integrado e a Tabela 4 para ver as provas de exames a realizar modelo não integrado, de acordo com os cursos escolhidos e o Calendário de Exames constante na Tabela 5 do edital.

– Calendário de Exames

Os exames no modelo integrado e modelo não integrado terão lugar nas datas e nos horários apresentados na Tabela 5 do edital.

Tabela 5 do edital: Calendário de Exames para o ano lectivo 2024

PRÉ-REGISTO

– O Pré-registo online na página Web: https://prereg.uem.mz inicia logo após a publicação deste Edital na página de admissão e nos jornais de maior circulação e o seu término está previsto para as 12:00h do dia 01 de Dezembro de 2023, ÚLTIMO DIA DE PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO.

– Para o pré-registo é imprescindível ter os documentos indicados no Ponto 2.6 e o sistema gerará o código do candidato que deverá ser usado , sempre que se pretender fazer qualquer alteração dos dados do candidato. Não se deve fazer um pré-registo adicional, podendo o candidato editar os dados submetidos inicialmente até antes da validação dos mesmos;

O CANDIDATO DEVE POSSUIR APENAS UM ÚNICO NÚMERO DE CANDIDATO;

NÃO SERÃO ACEITES OS CASOS DE DUPLA INSCRIÇÃO. Para se inscrever a um outro curso ou Universidade, o candidato deve usar um único número de candidato atribuído no pré-registo e seguir as instruções dadas na página Web admissao.uem.mz, uma vez que os nomes das universidades e/ou cursos adicionados serão acrescentados ao número de candidato atribuído na primeira candidatura.

É obrigação do candidato verificar se os cursos escolhidos não têm exames no mesmo dia à mesma hora, antes da validação.

– O pré-registo só será efectivo após a validação da inscrição de acordo com o Ponto 7 do Edital.

VALIDAÇÃO DE INSCRIÇÕES

– A validação da inscrição será feita de forma automática após o pagamento da taxa de inscrição;

– O processo de validação terá lugar no mesmo período de pré-registo.

Taxa de inscrição e formas de pagamento

A taxa de inscrição é de novecentos meticais (900,00 Mt) por exame integrado e de quatrocentos e cinquenta (450,00 Mt) por exame não integrado e só deverá ser pago após o candidato ter a certeza de que os cursos escolhidos não mais serão alterados;

A taxa de inscrição aos cursos de EaD é de novecentos meticais (900,00 Mt) e só deverá ser paga após o candidato ter a certeza de que os cursos escolhidos não mais serão alterados;

O candidato poderá alterar os dados do seu pré-registo antes do pagamento da taxa de inscrição na página Web https://prereg.uem.mz . Após a validação dos dados não haverá mais oportunidade para alteração de cursos e nem reclamações;

O pagamento do valor referido nos pontos acima deverá ser efectuado de acordo com os dados da factura a ser obtida durante processo de pré-registo, com a indicação da entidade, referência e o valor a pagar.

A REFERÊNCIA gerada pelo sistema para o pagamento da taxa é INDIVIDUAL E EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA DEVE SER PARTILHADA;

Os valores pagos pela taxa de inscrição não são reembolsáveis;

O candidato deverá conservar o recibo comprovativo da inscrição e deve fazer-se acompanhar deste durante a realização dos exames para qualquer reclamação, pedido de revisão de provas ou qualquer outro acto relacionado com os exames de admissão para o Ano Lectivo de 2024.

CENTROS DE APOIO AO PRÉ-REGISTO E CALENDÁRIO DE VALIDAÇÃO DE INSCRIÇÕES

Durante o período de candidatura aos cursos da UEM para o ano lectivo 2024, estará disponível um serviço de apoio aos candidatos para os processos de pré-registo, validação de inscrições, entre outros, através da página de admissão, Facebook do Departamento de Admissão à Universidade e serão abertos os Centros de Apoio em todo o País nos locais e datas indicados em 8.1 e 8.2, respectivamente.

Localização dos Centros de Apoio

Os Centros de Apoio ao candidato para os processos de pré-registo e validação das inscrições estarão abertos nos locais apresentados na Tabela 6 do edital.

Tabela 6: Localização dos Centros de Apoio ao candidato

PUBLICAÇÃO DAS LISTAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR LOCAIS DE EXAME – MODALIDADE PRESENCIAL

– O candidato deve verificar na plataforma de pré-registo logo após a validação, se os dados pessoais e a Província de realização de exames estão correctos, seguindo as instruções na página Web www.admissão.uem.mz.

– As listas de distribuição dos candidatos pelas salas de exame estarão disponíveis na terceira semana de Dezembro de 2023 na página Web https://prereg.uem.mz.

É obrigação do candidato proceder à consulta das listas e o reconhecimento dos locais da realização dos exames pessoalmente até 72 horas antes da data de realização dos mesmos.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DE EXAMES – MODALIDADE PRESENCIAL

O candidato realizará os exames na Provincia que o próprio candidato escolheu e na sala correspondente à lista onde conste o seu nome, conforme as listas de distribuição de candidatos por sala de exames, a serem publicadas pelo Departamento de Admissão à Universidade.

Não são permitidas transferências dos candidatos, das salas de exames publicadas na página Web https://prereg.uem.mz pelo Departamento de Admissão à Universidade, para quaisquer outros locais.

Com excepção da Prova de Aptidão Física, as Provas Escritas e Práticas de Música e Teatro, os exames de admissão à UEM realizar-se-ão nos locais apresentados na Tabela 8 do edital.

PUBLICAÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados de admissão poderão ser acedidos através da página Web www.admissao.uem.mz.

MATRÍCULAS, INSCRIÇÕES E PROPINAS PARA CANDIDATOS ADMITIDOS

– A UEM divulgará, num Edital específico, informação detalhada sobre as matrículas, inscrições, propinas e bolsas de estudo.

– As propinas mensais para os cursos do período Pós-Laboral variam entre três mil e quinhentos meticais (3500,00 MT) e cinco mil meticais (5000,00 MT), para o Ensino à Distância o valor é de três mil meticais (3000,00).

– No acto da matrícula será exigida a seguinte documentação:

a) Comprovativos de pagamento de valores das taxas de matrícula e de inscrição;

b) Uma fotocópia autenticada do Bilhete de Identificação/Talão para nacionais, ou DIRE para estrangeiros;

c ) Uma fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Cédula Pessoal;

d) Duas fotocópias autenticadas do Certificado de conclusão da 12ª classe ou equivalente;

e) Uma fotocópia autenticada do comprovativo da situação do Serviço Militar Obrigatório regularizada;

f) Duas fotografias tipo passe;

g) Uma fotocópia do NUIT (Número Único de Identificação Tributária).

– Para o preenchimento das vagas dos admitidos que não se tenham matriculado até ao prazo estabelecido para o período normal das matrículas, será publicada, para cada curso, uma lista composta por igual número de candidatos, após o referido prazo.

CANDIDATURA A BOLSAS DE ESTUDO E MATRÍCULA

– Os requisitos e períodos para candidatura à bolsa de estudos poderão ser consultados na página, www.dra.uem.mz, da Direcção do Registo Académico da UEM.

– Aos candidatos admitidos a quem tenha sido atribuída bolsa de estudos, no acto da matrícula será exigida a seguinte documentação:

a) Comprovativos de pagamento do valor da taxa de matricula;

b) Duas fotocópias autenticadas do Bilhete de Identificação/Talão para nacionais, ou DIRE para estrangeiros;

c) Uma fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Cédula Pessoal;

d) Duas fotocópias autenticadas do Certificado de conclusão da 12ª Classe ou equivalente;

f) Uma fotocópia autenticada do comprovativo da situação do Serviço Militar Obrigatório regularizada; Três fotografias tipo passe; e Uma fotocópia do NUIT (Número Único de Identificação Tributária).

Pode fazer o download do edital 2024 da UEM aqui.

AVISO IMPORTANTE FACE À PANDEMIA DO COVID-19

Devido à pandemia da COVID-19 e à necessidade de observância dos protocolos sanitários, algumas provas de admissão para o ano lectivo 2021, serão realizadas no modelo integrado (exames de duas disciplinas num único momento) e no modelo não integrado (exame de uma disciplina de cada vez).

O modelo integrado será aplicado para os cursos com maior número de candidatos, reduzindo a mobilidade destes, para os locais de realização de exames.

Serão aplicadas as Medidas de Prevenção contra a COVID-19

De modo a garantir segurança aos candidatos, supervisores e demais intervenientes serão adoptadas medidas de prevenção a ser escrupulosamente obervados EM TODOS OS LOCAIS aonde os candidatos se desloquem para tratar assuntos relativos aos exames de admissão, isto é, no Departamento de Admissão a Universidade (DAU), Centros de Apoio e em todos oos locais de realização de exames, nomeadamente:

a) o uso OBRIGATÒRIO da máscara em todo orecinto de realização dos exames (a ciseira não substitui a máscara);
b) a higienização das mão;
c) o distanciamento físico

ATENÇÂO: A não observância rigorosa e comulativa destas medidas pelos candidatos implicará à não entrada ou à retirada da sala de realização de exames e consequentimente anulação da inscrição.

9 thoughts on “Baixar Edital da UEM 2024 em PDF

  • Salomão Nuvunga

    Muito obrigado por facilitarem a vida dos estudantes e interessados no ensino superior.

    Reply
    • Pois é tem ajudado bastantre é de se lovar

      Reply
  • Silvestre Valentim

    Saudações, estou neste meio procurar saber quando é que será públicado o edital da Uem Maputo para o ano letivo 2023? Agradeceria o favor de me atualizarem assim que estiver disponivel

    Reply
    • Rafael

      Boa noite! Partilho da mesma situação, agradeceria se me fosse actualizado também

      Reply
  • Marcos Bassela Machiza

    Boa tarde, concorri e fiz o exame de admissao para o ano 2024, curso de administracao publica, gostaria de saber como ver as listas de resultados dos exames, nao sei si ja estao disponivel, aqui na internet.obrigado.

    Reply
  • Marcos Bassela Machiza

    Boa tarde, satisfeito porque consigui me registar e fiz o exame de admissao, nao acreditei que era eu, si um dia havia de chegar onde cheguei, agora falta saber o resultado da admissao, obrigado.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!