Cursos de Mestrado em Moçambique

Edital do Curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos (UEM-2022)

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de Engenharia

EDITAL

Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos

Académico e Profissionalizante

A Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (FE-UEM) declara abertas as candidaturas para a 6ª edição do curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos.

Objectivo do Curso: Formação de técnicos e investigadores de nível superior capazes de assumir um papel de liderança na concepção de processos e produtos, e na operação de unidades fabris de processamento de hidrocarbonetos, agregando, dessa forma, valor aos abundantes recursos energéticos primários existentes em Moçambique, através da sua transformação em produtos diversos para consumo nacional e internacional.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO E PLANO DE ESTUDOS

1. Linhas de formação e saída:

(i) Graduação de Mestrado Académico (total de 4 semestres, 120 créditos). Esta saída académica envolve o desenvolvimento de um tópico de investigação e a elaboração de uma dissertação a ser submetida e defendida publicamente. Esta componente do curso terá a duração de 1 ano e permitirá aos estudantes fazer uma aplicação dos seus conhecimentos, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade para a investigação.

(ii) Graduação de Mestrado Profissionalizante (total de 3 semestres, 90 créditos). A saída profissionalizante, envolve a realização de um estágio profissional, preferencialmente numa planta de processamento de hidrocarbonetos por um periodo de 6 meses. O contacto com a realidade irá conferir aos estudantes, competências práticas mais robustas. Alternativamente, deverão escrever uma monografia baseada num tópico prático, durante um período de 6 meses;

 (iii) Para ambas linhas de formação, os estudantes frequentarão o mesmo conjunto de disciplinas durante o primeiro ano de formação.

2. Componente curricular do curso (1. ano): 11 disciplinas organizadas em 4 blocos trimestrais. Carga horária média semanal de contacto directo: 12 horas.

Os estudantes irão obter conhecimentos sólidos e essenciais sobre as Tecnologias de Processamento de Hidrocarbonetos acrescidos de Fundamentos de Engenharia Química e Termodinâmica, Catálise Avançada, Instrumentação e Controlo de Processos Petroquímicos, e Técnicas Analíticas Laboratoriais.

Conteúdos complementares sobre Fundamentos de Gestão de Projectos, Economia, Legislação, Ambiente e Sociedade, serão leccionados para garantir uma formação integrada e preparar os pós- graduados para uma actuação sólida e eficaz na arena profissional.

INÍCIO E LOCAL DO CURSO

• Abril de 2022

• Instalações do Campus da Faculdade de Engenharia, sitas na Avenida de Moçambique, km 1.5, na Cidade de Maputo.

ELEGIBILIDADE

Poderão candidatar-se à frequência do Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos os titulares com grau de Licenciatura ou equivalente numa área de Engenharia preferencialmente, Engenharia Química, Engenharia de Processos, ou Engenharia do Ambiente, ou Ciências Químicas.

Nota média mínima na Licenciatura de 14 valores (na escala em uso na UEM), ou equivalente, é exigida a todos os candidatos.

Excepcionalmente poderão ser admitidos candidatos com uma média não inferior a 12 valores, desde que possuam experiência profissional de pelo menos 3 anos numa área considerada relevante para o curso pretendido, de acordo com o Regulamento dos Cursos de Pós-graduação em vigor na UEM.

PROCEDIMENTOS PARA CANDIDATURA

• Carta de manifestação de interesse em frequentar o curso, dirigida ao Director do Curso;

• Curriculum Vitae (CV);

• Diploma de conclusão do curso de licenciatura ou equivalente;

• Certificado das disciplinas feitas durante o curso de licenciatura ou equivalente, contendo as respectivas classificações;

• Ficha de Candidatura/Inscrição devidamente preenchida (Modelo FEUEM-PG-1) disponível na Secretaria de Pós-graduação na FE-UEM ou site electrónico desta Faculdade)

A submissão das candidaturas deve ser feita até 30 dias após a primeira publicação deste anúncio. Os interessados deverão entregar a documentação de candidatura requerida na Secretaria de Pós- Graduação da FE-UEM ou enviar através do endereço electrónico: [email protected]

Para a Sexta Edição do Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos estão disponíveis 25 vagas. Apenas serão contactados e convidados para entrevista os candidatos pré-seleccionados com base na avaliação dos documentos referidos no ponto Procedimentos para a Candidatura.

MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES

O período das matrículas e inscrições será anunciado na data de publicação das listas de candidatos admitidos. Documentação adicional será solicitada para a formalização destes actos.

TAXAS E PROPINAS Os candidatos apurados ao curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos estão sujeitos aos seguintes pagamentos:

• Taxa anual de inscrição, no valor de 7.000,00MT;

• Propina mensal de 14.000,00MT, a ser paga durante 11 meses/ano, durante o período de duração do curso (2 anos para o Mestrado Académico e 1.5 anos para o Mestrado Profissionalizante)

• Taxa de inscrição para a dissertação de Mestrado é de 25.000,00MT.

INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS

Para mais informaçães sobre o curso e o processo de candidatura, os interessados poderão visitar: www.engenharia.uem.mz ou dirigir-se à Secretaria de Pós-Graduação da FE-UEM, no Campus da Faculdade de Engenharia da UEM (Avenida de Moçambique, km 1.5).

Maputo, Novembro 2021

A Directora da Faculdade

Doutora Irene Stuart T. de Carvalho, Eng.ª

(Investigadora Auxiliar)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!