Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Assessoria de Direcção

A Licenciatura em Assessoria de Direcção, tem por vocação formar Assessores de Direcção (licenciados) para se constituirem agentes de mudança e profissionais criativos, cuja contribuição no apoio as Direcções de empresas e instituições responda as exigências da sociedade moçambicana numa dimensão prospectiva e antecipatória.

Neste sentido, a criação da Licenciatura em Assessoria de Direcção reflecte a necessidade de formar profissionais com conhecimentos especificos para responderem aos novos desafios que emergem do quotidiano das organizações/instituições numa sociedade em constante transformação.

0 Assessor de Direcção é um profissional polivalente e generalista que tem competência comunicativa desenvolvida, habilidades e conhecimentos de Relações Públicas, Gestão/Administração e Liderança, Informática, Marketing, Ética Profissional, entre outras, e funciona como agente facilitador dos processos, assessorando as instâncias de decisão; tem uma visão holística, trabalhando para a empresa/instituição e não apenas para o executivo.

A Licenciatura em Assessoria de Direcção insere-se, assim, na busca de soluções qualitativas para o desempenho de empresas e instituições moçambicanas num mundo em crescente processo de globalização.

Qual é a duração deste curso, e o que se aprende?

O curso de Licenciatura em Assessoria de Direcção, tem a duração de 4 anos anos curriculares (8 semestres).

De entre as 47 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Comunicação Oral e Escrita, Técnicas de Secretariado, História das ldeias Económicas e do Pensamento Contemporâneo, Noções de Direito, Fundamentos de Economia e Gestão, Técnicas Administrativas e de Assessoria, Informática Aplicada, Gestão Documental, Organização e Métodos de Empresa, Comunicação Interpessoal, Contabilidade Geral e Financeira, Direito Empresarial, Teoria e Prática da Tradução, Contabilidade de Gestão, Comportamento Organizacional, Negociação, Gestão de Recursos Humanos, Estratégia Empresarial, Economia de Moçambique, Marketing e Publicidade, Analise e Gestão de Projectos, Ergonomia e Organizção do Trabalho.

Que Carreira Profissional Poderá Seguir Alguem Formado em Assessoria de Direcção?

0 graduado em Assessoria de Direcção pode ocupar um dos seguintes cargos ou exercer uma das seguintes funções:

> Assessor(a) de Imprensa;

> Assessor (a) de Direcção e Administração em empresas públicas e privadas com ou sem fins lucrativos;

> Assessor(a) de Relações Públicas;

> Assessor (a) para a área de Gestão de Pessoas;

> Chefe de Gabinete;

Que competências deverá ter no desenvolvimento das suas actividades?

O Assessor de Direcção com Licenciatura deve ser programador de soluções e pró-activo, um profissional criativo, versátil e polivalente.

Deve saber expressar-se e comunicar correctamente, negociar e mediar conflitos, liderar; deve dominar as Novas Tecnologias de Informa9ao; ter iniciativa.

O Licenciado em Assessoria de Direcção deve saber fazer a promoção do desempenho das organizações, com ética e competência; a promoção da coesão da organização, utilizando os novos conhecimentos para aprimorar as estratégias da maximização produtiva; a análise científica e crítica da organização, antecipando e promovendo as suas transformações em diferentes contextos e racionalidades económicas, intemas e extemas; e a gestão de projectos.

O graduado em Assessoria de Direcção deverá adquirir conhecimentos e competências, habilidades e atitudes necessárias para uma intervenção competente e eticamente aceitável com vista a acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo e optimizar a estrutura organizacional em que estiver inserido.

Deve ser: dinâmico, crítico, empreendedor, polivalente, negociador, hábil e com autonomia na resolução de problemas.

Deve saber: assessorar executivos aos mais diversos níveis, analisar contextos e estabelecer cenários, liderar equipas de trabalho, gerir empresas/instituições, identificar e analisar as mudanças a operar para optimizar a estrutura organizacional.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Assessoria de Direcção?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Assessoria de Direcção é oferecido pela:

> Universidade Politécnica (A Politécnica).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!