Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação

Apresentação do Curso de Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação

O Bibliotecário é profissional responsável por organizar, catalogar e conservar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando das informações que podem ser encontradas em livros, revistas, jornais ou meios digitais, buscando sempre o melhor e mais ágil sistema de consulta possível.

Atualmente, o campo de atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado para a criação e manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores.

Qual é a duração deste curso, e o que se aprende?

O curso de Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação, tem a duração de 4 anos anos curriculares (8 semestres).

Em relação aos conteúdos, a estrutura curricular agrega e contempla os seguintes eixos temáticos:

(1) Fundamentos teóricos da Biblioteconomia e Documentação;

(2) Organização da Informação;

(3) Recursos e Serviços de Informação; e

(4) Gestão de Unidades e Serviços de Informação;

(5) Cultura e Formação Geral.

Que Carreira Profissional Poderá Seguir Alguem Formado em Biblioteconomia e Documentação?

O bibliotecário encontra boas possibilidades no mercado de trabalho e, ao contrário do que muitos imaginam, a atuação desse profissional não se restringe apenas à bibliotecas.

Hoje, ele também encontra oportunidades em grandes empresas, junto a profissionais de tecnologia, organizando e catalogando dados e documento, para serem acessados com rapidez.

No entanto, há boas possibilidades para quem escolhe trabalhar com livros. Estão sendo instaladas bibliotecas públicas em todas provincias Moçambicanas, o que aumenta a procura pelo profissional em Biblioteconomia. Confira alguns setores onde o bibliotecário pode trabalhar:

> Bibliotecas

> Escolas

> Emissoras de Televisão e Rádio

> Centros de Pesquisa

> Centros Culturais

> Museus

> ONGs

> Associações

Que competências deverá ter no desenvolvimento das suas actividades?

O formado no Curso de Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação está apto a actuar crítica e tecnicamente na utilização dos recursos informacionais existentes em instituições e sistemas de informação, em âmbito local, nacional, regional e internacional, visando à democratização da informação como meio de garantir o exercício da cidadania.

Este profissional será capaz de utilizar as tecnologias como recurso na organização, armazenamento, acesso e uso da informação e do conhecimento.

Os profissionais formados no Curso de Biblioteconomia e Documentação deverão estar aptos a actuar, técnica e gestão, no mercado de trabalho, constituído por bibliotecas, ou outras unidades de informação, tais como centros de documentação, centros culturais, serviços ou redes de informações e outros.

Essa actuação deve considerar as transformações da sociedade, no que diz respeito ao ambiente informacional e ao desenvolvimento de habilidades, visando à tomada de decisões gerências e observando os padrões éticos e legais da profissão, exercida em diferentes âmbitos e dimensões, devendo, também, estar apto a contribuir nas formulações de políticas nacionais referentes a bibliotecas.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação é oferecido pela:

> Escola Superior de Jornalismo (ESJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!