Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Biologia Aplicada

O Curso de Licenciatura em Biologia Aplicada tem como objectivo formar profissionais com uma sólida preparação em biociências.

Qual é a duração deste curso, e o que se estuda?  

O curso de Licenciatura em Biologia Aplicada, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 45 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Habilidades de Estudo e Bioética; Introdução à Técnica Laboratorial e Segurança; Matemática; Química Analítica; Biologia Celular e Histologia; Química Orgânica; Anatomia e Morfologia Vegetal; Zoologia de Invertebrados; Álgebra Linear; Bioquímica; Entomologia; Bioestatística; Zoologia dos Vertebrados; Microbiologia Geral; Genética Nuclear; Taxonomia Vegetal; Biologia de Desenvolvimento; Ecologia; Biologia Evolutiva; Fisiologia Animal (Funcional); Fisiologia Vegetal (Funcional); Bioestatística; Métodos de Investigação Científica; Fisiologia Animal (adaptativa); Biologia Molecular; Fisiologia de Desenvolvimento Vegetal; Micologia; Ficologia; Genética Molecular; Técnicas de Biologia Molecular; Imunologia; Biotec. Bacteriológica e Micológica; Biotecnologia Vegetal; Botânica Aplicada; Biotecnologia Animal; Biotecnologia de Algas; Tecnologia de Alimentos; Concepção de Projectos; Bioremediação.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir neste curso?

Os graduados do Curso de Biologia Aplicada serão dotados de sólidos conhecimentos teóricos e práticos, capacitando-os para prestar serviços relevantes para diferentes entidades e contribuindo deste modo para o desenvolvimento do nosso país em aspectos ligados a biotecnologia.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Biologia Aplicada? 

Os graduados no Curso de Biologia Aplicada serão habilitados a desenvolver actividades profissionais e de investigação na área de agricultura, produção animal, nas ciências biomédicas, principalmente laboratórios de investigação científica e hospitalares.

Estes poderão também contribuir na indústria alimentar e de desenvolvimento de biofármacos, nos mistérios com as temáticas afins e nas universidades.

Adicionalmente, poderão assumir um papel na comunicação e na promoção do conhecimento da Biologia Aplicada para o melhoramento e desenvolvimento de bioprocessos tais como o tratamento de resíduos e bioremediação.

Qual é a formação necessária?

12ª classe; grupo B do SNE (ou equivalente); aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de Biologia e Química.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Biologia Aplicada? 

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Biologia Aplicada é oferecido pela:

> Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!