Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Biotecnologia

A Licenciatura em Biotecnologia pretende conferir aos estudantes as competências científicas e técnicas sólidas e abrangentes por forma a integrarem-se no mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica (agroalimentar, marinhas, farmacêutica, ambiental ou afins), assim como suscitar o interesse no prosseguimento de estudos ao nível do Mestrado.

A natureza multidisciplinar do curso, incluindo conteúdos na área da gestão, contribuirá para o desenvolvimento de capacidades que permitam o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras de índole empresarial, assim como reforçar a ligação entre a investigação aplicada e comercialização de novos produtos.

Qual é a duração deste curso, e o que se estuda?  

O curso de Licenciatura em Biotecnologia, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as disciplinas que podem constituir este curso, temos a destacar as seguintes:

> Habilidades de Estudo e Bioética; Introdução à Técnica Laboratorial e Segurança; Matemática; Química Analítica; Biologia Celular e Histologia; Química Orgânica; Anatomia e Morfologia Vegetal; Zoologia de Invertebrados; Álgebra Linear; Bioquímica; Entomologia; Bioestatística; Zoologia dos Vertebrados; Microbiologia Geral; Genética Nuclear; Taxonomia Vegetal; Biologia de Desenvolvimento; Ecologia; Biologia Evolutiva; Fisiologia Animal (Funcional); Fisiologia Vegetal (Funcional); Bioestatística; Métodos de Investigação Científica; Fisiologia Animal (adaptativa); Biologia Molecular; Fisiologia de Desenvolvimento Vegetal; Micologia; Ficologia; Genética Molecular; Técnicas de Biologia Molecular; Imunologia; Biotec. Bacteriológica e Micológica; Biotecnologia Vegetal; Botânica Aplicada; Biotecnologia Animal; Biotecnologia de Algas; Tecnologia de Alimentos; Concepção de Projectos; Bioremediação.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Biotecnologia?

O curso de Biotecnologia é um curso com elevado grau de empregabilidade, sendo as saídas profissionais mais comuns as seguintes:

> Empresas de base biotecnológica na área do setor agroalimentar, dos recursos marinhos, da farmacêutica, da biomedicina, entre outras;

> Laboratórios de análises bioquímicas, genéticas, clínicas e águas;

> Laboratórios de controlo de qualidade das áreas agroalimentar e farmacêutica;

> Gabinetes de consultadoria e de projetos;

> Empresas de comercialização de produtos e/ou equipamentos laboratoriais e industriais;

> Instituições públicas ou privadas de investigação científica;

Quais são os requisitos para admissão?

> 12ª classe; grupo B do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Biotecnologia? 

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Biotecnologia é oferecido pela:

> Universidade Wutive (UniTiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!