Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Ciências Actuariais

A cada dia que passa cresce a necessidade de gestão de riscos como por exemplo as que estão presentes nas operações financeiras, nos seguros e nos planos de saúde.

A avaliação de riscos e do cálculo dos prémios e reservas relativas às operações de seguros é a área de responsabilidade do actuário, um profissional que tem os seus conhecimentos baseados na Matemática Superior, na Estatística e na Economia.

Qual é a duração deste curso, e o que se aprende?

A Licenciatura em Ciências Actuariais tem a duração formal de oito semestres lectivos, correspondente a quatro anos e um total de 240 créditos.

Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Ciências Actuariais.

O curso de Ciências Actuariais tem uma estrutura curricular que integra diversas disciplinas relacionadas com o conhecimento de Probabilidades, Estatística, Demografia, e Matemática que em conjunto com a prevista aprendizagem e aperfeiçoamento dos conhecimentos informáticos e o ensino da língua inglesa são realidades importantes que permitem aos estudantes aumentar as suas competências pessoais e cientificas e o seu entendimento em relação a sociedade moderna e competitiva dos nossos dias.

Que Carreira Profissional Poderá Seguir Alguem Formado em Ciências Actuariais?

A Ciência Actuarial (ou simplesmente actuária) é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão.

Assim, um Actuário na qualidade de técnico especializado em Matemática Superior pode trabalhar em empresas de previdências; órgãos governamentais de previdência; fundo de pensão; seguradoras; bancos, empresas financeiras e empresas de consultoria.

Que competências deverá ter no desenvolvimento das suas actividades?

A formação académica privilegia o equilíbrio de conhecimentos práticos e teóricos, permitindo que o graduado possa actuar profissionalmente com criatividade e flexibilidade na análise do risco presente nas operações de seguros, previdência, planos de saúde e títulos de capitalização, avaliar as possibilidades de danos e perdas da empresa seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações de seguro e dos prémios a serem pagos.

Além disso, ele deverá ser capaz de definir as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados com base em conhecimentos aprofundados de Matemática e de Estatística, estimar a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenómenos naturais, como enchentes e secas, entre outras intempéries naturais, ou outros eventos que representam algum tipo de risco.

O graduado torna-se capaz de modelar situações que envolvam risco e de quantificar os valores associados a estes riscos, pois este curso oferece uma visão abrangente sobre a mensuração e avaliação do risco no seu conceito mais técnico e cientifico garantindo a edificação de um saber que se impõe aos profissionais de todos os ramos das Ciências Actuariais.

Qual é a formação necessária?

12ª classe; grupo A, B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Ciências Actuariais?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Ciências Actuariais é oferecido pela:

> Universidade Zambeze (UniZambeze).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!