Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural

Objectivo do Curso de Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural

Formar licenciados em Comunicação e Extensão Rural capazes de mediar processos de desenvolvimento de uma forma mais correcta e adequada aos diferentes extractos da comunidade rural, que permitam a estes apropriarem-se e beneficiarem-se dos processos de desenvolvimento rural.

Qual é a duração deste curso, e o que se estuda? 

O curso de Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 41 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Análise Matemática; Informática; Metodologia de investigação Ciêntifica; Introdução à Economia Agrária; Biologia; Inglês; Álgebra e Optimização; Introdução à Extensão e Desenvolvimento Rural; Técnicas de Comunicação; Técnologia de Comunicação Geográfica; Introdução à Pecuária; Sociologia Agrária; Estatística Aplicada; Mercados e C. Rural; Práticas de Produção; Produção de Culturas; Análise de Dados Sócio-económicos; Extensão Rural; Relações Públicas; Género no Desenvolvimento Rural; Gestão de Negócios e Marketing; Desenvolvimento Rural; Poupança, Crédito e Micro-finanças Rurais; Maneio Comunitário dos Recursos Naturais; Métodos de Investigação Científica; Planeamento de Projectos de Desenvolvimento Rural; Cooperativas Agrárias; Associativismo e Gestão de Conflitos; Elaboração e Análise de Projectos de Desenvolvimento Rural; Gestão de Equipamento Agrícola; Técnicas de Conservação de Produtos Agrários; Saúde Comunitária e Meio Ambiente; Análise de Sistemas de Produção; Economia de Recursos Naturais; Empreendedorismo; Métodos de Disseminação de Tecnologias.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir neste curso?

O graduado estará preparado para exercer a sua profissão na área da Comunicação e Extensão Rural (CER), especialmente nas actividades que indicam a utilização de recursos naturais pelas comunidades rurais, pelo sector público e pelo sector privado, de modo que seja sustentável e benéfica para todos.

O graduado será um comunicador com ampla compreensão dos processos sócio – económicos e culturais da sociedade rural e deve dominar os métodos e técnicas de extensão que lhe permitam transmitir mensagens educativas ao público.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Comunicação e Extensão Rural?

O graduado terá conhecimentos genéricos nas seguintes áreas:

> Produção agrária;

> Desenvolvimento de Novas tecnologias de produção;

> Processamento de produtos agrários;

> Uso sustentável dos produtos naturais;

> Gestão e administração local;

> Organização do trabalho.

> Terá competências nas seguintes áreas:

> Gestão de grupos;

> Comunicação e liderança social;

> Desenvolvimento e disseminação de tecnologias melhoradas;

> Gestão de Projectos;

> Gestão de conflitos.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE + Matemática (ou equivalente); aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de Matemática e Português-II.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural é oferecido pela:

> Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!