Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Contabilidade e Administração Pública

O Curso de Contabilidade e Administração Pública apresenta uma base curricular comum, nas áreas de contabilidade e administração pública.

O curso tem por objetivo principal a formação de profissionais capazes de responder às necessidades e desafios que se colocam atualmente à Contabilidade e Administração Pública nas sociedades modernas.

É também objetivo desta licenciatura preparar licenciados com um conhecimento multidisciplinar da realidade moçambicana, sem descurar os contextos internacionais, visto que actualmente estamos numa época da globalização.

O Curso de Contabilidade e Administração Pública visa também a formação de técnicos superiores com competências para uma inserção adequada nas estruturas regionais e autárquicas, assim como em organizações privadas, públicas e não-governamentais, aos seus vários níveis, conhecimentos relativos á organização e funcionamento da Administração Pública enquanto organização pertencente ao Estado de modo a prosseguir o interesse público.

Qual é a duração deste curso, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em em Contabilidade e Administração Pública, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres).

De entre as 36 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Técnicas de Comunicação, Inglês, Matemática, Sistemas de Informação, Microeconomia, Direito Empresarial, Contabilidade Financeira, Estatística, Direito Fiscal, Contabilidade de Gestão, Cálculo Financeiro, Macroeconomia, Insvestigação Operacional, Gestão das Organizações, Fiscalidade, Marketing, Auditoria, Sistema Financeiro e Bancário, Contabilidade Pública, Contabilidade Internacional, Auditoria Informática, Sistema Fiscal de Moçambique, Planeamento e Auditoria.

Saidas Profissionais

O Licenciado em Contabilidade e Administração Pública entre as saídas profissionais possíveis de desempenhar são as seguintes:

> Criar seu próprio negócio e como profissional independente (técnico de contas); e

> Empregarem-se nas empresas exercendo actividades actividades económicas como gestores, técnico de contas, assessor financeiro;

> Exercer funções de docência, pesquisador;

> Desempenhar as funções de contabilista público, técnico tributário, auditor do tribunal administrativo, gestor público;

> Exercer funções de planeamento e organização administrativa de qualquer sector da economia;

> Apoiar as actividades desenvolvidas em prol da responsabilidade socio-ambiental em empresas Públicas ou Privadas.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração Pública?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração Pública é oferecido pelas seguintes entidades:

> Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM)

> Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)

> Universidade Jean Piaget de Moçambique (UniPiaget).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!