Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Contabilidade e Finanças

A Licenciatura em Contabilidade e Finanças visa formar quadros preparados para desenvolver funções e actividades de planeamento, direcção e controlo financeiro das entidades públicas, privadas e não governamentais, incluindo a preparação, análise e implementação das decisões financeiras, elaboração e análise das demonstrações financeiras históricas e previsionais, bem como o planeamento e realização da auditoria interna e externa.

Como está estruturado o curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças, e o que se estuda?

A filosofia e a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças em Moçambique estão em consonância com recomendações das organizações internacionais que lidam com aspectos de educação em contabilidade tais como o IFAC (internacional federation of Accountants, OCDE – (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico) e ONU (Organizações das Nações Unidas).

O currículo aborda a perspectiva nacional e internacional da contabilidade e finanças, particularmente através dos seguintes cadeiras: Contabilidade Financeira, Contabilidade Sectorial, Auditoria Externa, Auditoria Interna, Perícia Contabilística, Contabilidade Internacional, Finanças Empresariais, Fiscalidade e Sistema Financeiro.

O currículo contempla, para além de disciplinas obrigatórias, algumas disciplinas optativas. A experiência de implementação do currículo revela que os estudantes têm maior preferência pelas disciplinas optativas de especialidade.

O curso esta estruturado em forma de “banda larga” permitindo, ou pelo menos desejando, que os graduados possam ter diferentes saídas profissionais para o mundo laboral.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Contabilidade e Finanças?

Foram definidos os perfis em duas dimensões, nomeadamente o perfil ocupacional, que explicita onde é que o graduado pode desenvolver as suas actividades com base na relação entre o curso e as necessidades e características dos sectores de actividade económica e o perfil profissional, referente as tarefas e funções chave que o futuro graduado irá realizar e às competências a serem desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem para a realização de tais tarefas considerando as seguintes categorias: conhecimentos (o que deve saber); capacidades (o que deve saber fazer); valores, atitudes, saber ser e estar (o que deve ser).

Perfil ocupacional

Os graduados do curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças além de estarem aptos a criar o seu próprio negócio e como profissional independente (técnico de contas, auditor externo, perito contabilista, conselheiro de entidades de contabilidade) são também preparados para se empregarem nas seguintes organizações:

Empresas – exercendo actividades económicas como de analista financeiro, gerente ou supervisor, técnico de contas, “controller”, assessor, auditor interno, escriturário, fiscal, executor subordinado e outros cargos administrativos.

De Ensino – exercendo funções de docência, de escritor, pesquisador, conferencista, articulista, redactor, revisor entre outros.

Públicas – (aprovado em concurso público) desempenhar funções de contabilista público, legislador, controlador de arrecadação, técnico tributário, auditor do tribunal administrativo, auditor interno do subsistema de controlo interno, consultor tributário.

Perfil profissional

O graduado do curso de Contabilidade e Finanças deve saber:

> Pesquisar, pensar de forma lógica e abstracta, assim como compreender o pensamento crítico;

> Analisar e desenvolver conclusões razoáveis para problemas estruturados e não estruturados através de informações disponibilizadas e de informações adquiridas pelo estudante.

> Localizar, recolher e transformar dados e analisar informações a partir de múltiplas fontes.

> Usar tecnologias de informação e comunicação na aquisição, análise e comunicação da informação.

> Identificar e resolver problemas não apresentados de forma estruturada, ou que apresentam configurações que não são familiares;

> Escolher e definir prioridades, dentro de recursos restritos e organizar o trabalho de forma a cumprir prazos limites de entrega muito curtos (trabalho sob pressão);

> Trabalhar em grupo e em interacção com os outros;

> Comunicar, com fluidez, oral e por escrito;

> Conhecer no geral as ideias, assuntos e forças económicas, políticas e sociais que actuam no mundo;

> Investigar e avaliar informação quantitativa e qualitativa;

> Avaliar criticamente factos e argumentos;

> Apreender de uma forma independente e autónoma

Deve saber fazer:

> A prática da contabilidade tendo em conta as regras de reconhecimento, bases de avaliação e regras de divulgação;

> A contabilística em diversos domínios (por exemplo, contabilidade de gestão, contabilidade financeira, controlo interno, análise financeira, etc.);

> O registo e sintetização das transacções e outros eventos económicos, preparar a demonstrações financeiras, analisar operações do negócio (por exemplo análise de decisões, avaliação do desempenho, etc.);

> Análise financeira e suas projecções (por exemplo, análise de rácios financeiros, análise de fluxos de caixa, orçamentos, risco financeiro, etc.). Operações em programas (software) de contabilidade como parte de um programa (software) integrado. Relatórios que contribuam para desempenho eficiente e eficaz, em função do modelo organizacional;

> Orçamentos que incluam entre outros o orçamento financeiro, de investimentos, de compras, de produção, de vendas, utilizando diversas metodologias (orçamento rígido, orçamento flexível, orçamento de base zero, etc.), bem como a elaboração de relatórios de acompanhamento;

Deve saber ser:

> Nacionalista Honesto e íntegro.

> Profissional e socialmente ético.

> Respeitador de códigos de conduta profissional e social.

> Respeitador do meio ambiente através do desenvolvimento de negócios não poluentes.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças é oferecido pelas seguintes entidades:

> Universidade Eduardo Mondlhane (UEM)

> Universidade Zambeze (UniZambeze)

> Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), e

> Instituto Superior Monitor (ISM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!