Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Engenharia Agrícola

O curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola pretende corresponder às legítimas expectativas dos alunos que procuram cursos de carácter produtivo nas áreas agrícola, animal, florestal e rural.

Um curso com duração de 4 (quatro) anos, leccionado em blocos com um currículo baseado em competências e conta com 30% de contacto com actividades práticas.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola? 

O curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Engenharia Agrícola?  

Os Licenciados do Curso de Engenharia Agrícola são graduados com capacidades de implementar iniciativas de desenvolvimento sócio-económico e de criação do auto emprego.

Os graduados neste curso, são capazes de realizar actividades nas diferentes áreas de conhecimento com maior enfoque na:

– Produção de Culturas, Negócios e Gestão de Negócios, Gestão de Planta, Solo e Água, Máquinas e Maquinaria Agrícola, Agroprocessamento, Avaliação de Impacto Ambiental de projectos ligados a agricultura, Protecção de Plantas, Extensão Rural e Desenvolvimento de Projectos e:

> Criar e gerir empresas no sector Agrícola;

> Prestar serviços nas áreas de Produção e Sanidade vegetal, rega e drenagem;

> Operar na área de aprovisionamento e marketing de empresas agrícolas e de agro-indústria;

> Realizar Estudos e Gestão de Projectos em instituições públicas, privadas e ONGs;

> Planificar e Gerir unidades de produção comercial ou pequenas redes de outgrowers viradas para a produção de comodidades de exportação;

> Realizar actividades de ensino, pesquisa e extensão;

> Elaborar e implementar pequenos projectos de transferência de tecnologias de produção; e de processamento de produtos agrários com ênfase na operacionalização de pequenas cooperativas de produção comercial.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?   

Com a conclusão do curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola, o graduado irá desenvolver competências (saber fazer) que o permitirão ser capaz de:

> Planificar e implementar planos de produção, processamento e comercialização das culturas alimentares e de rendimento produzidas em Moçambique, com especial destaque para as de interesse agrícola local e regional, bem como realizar actividades relacionadas com desenvolvimento e melhoramento de uma cadeia de valor com os outros gestores para garantir a eficiência e eficácia na tomada de decisões;

> Elaborar e executar projectos para a promoção do desenvolvimento da agricultura e da comunidade;

> Identificar e propor medidas para solucionar problemas que afectam a rentabilização de um determinado processo ou comodidade agrícola com recurso a ferramentas cientificamente válidas;

> Realizar Estudos e Gestão de Projectos em instituições públicas, privadas e ONGs;

> Participar em projectos de pesquisa aplicada virados para a optimização de técnicas de cultivo e melhoria da qualidade dos produtos agrários;

> Realizar actividades de ensino, pesquisa e extensão;

> Preparar e analisar a informação relevante para o desenvolvimento de uma unidade empresarial no contexto agrícola;

> Gerir equipas de trabalho dentro das unidades de produção e comercialização de produtos agrícolas.

Requisitos de acesso:

São admitidos no curso de Engenharia Agrícola, os estudantes que tenham completado a 12ª classe do Sistema Nacional de Ensino ou equivalente.

São ainda admitidos graduados dos Institutos Médios, valorizando-se nesse processo a formação ou experiência no domínio técnico-profissional dos candidatos.

O processo de admissão é com base no exames de admissão donde os candidatos devem obter a nota igual ou superior a 10 valores.

Quais são os requisitos para admissão?

> 12ª classe; grupo B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Agrícola é oferecido pelo:

> Instituto Politécnico de Manica (ISPM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!