Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Engenharia Alimentar

O Curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar visa formar profissionais de alta qualidade e inovadores na área da Engenharia Alimentar, com capacidade para elaborar projectos relativos às instalações industriais, linhas de processamento, equipamentos e processos tecnológicos, para a industrialização das matérias-primas de origem vegetal, animal e afins.

A Engenharia Alimentar é uma área de conhecimento específica, capaz de englobar todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos e que pode, através do profissional com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis:

> Formação de profissionais, subsídio à elaboração de políticas, projectos de pesquisa, actuação dentro das empresas do sector, colaboração na preservação da saúde pública (normalização técnica, orientação e fiscalização).

Este ramo da engenharia fornece conhecimentos tecnológicos essenciais na formação de profissionais que actuam desde a chegada das matérias-primas até que o produto final seja embalado e rotulado.

Para que todo esse processo ocorra, é necessária uma vasta gama de conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração.

O Curso faz uso das mais modernas técnicas de metodologia de aprendizagem (Problem Based Learning – PBL), baseando-se numa forte componente profissionalizante, e sólida formação teórica prática.

O estudante de engenharia alimentar terá, ao longo do curso, a oportunidade de desenvolver os seus estudos em estreita ligação com a indústria, tendo no último ano um estágio num ambiente fabril ou relacionado.

Este curso permite formar profissionais com conhecimento específico relativo à complexa e cada vez mais exigente actividade do processamento dos alimentos.

A adequação do curso procurou ter em conta a actualização dos currículos mais recentes das universidades, a nível internacional, e das necessidades dos mercados local e internacional.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar, tem a duração de 4.5 anos curriculares (9 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 50 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Geometria Analítica e Álgebra Linear; Química Analítica; Cálculo; Microbiologia de alimentos; Química Alimentar; Bioestatística; Técnica de Expressão; Inglês Técnico; Bioquímica dos alimentos; Aditivos e Coadjuvantes no processamento de alimentos; Nutrição e Toxicologia Alimentar; Estatística Experimental; Análise de Alimentos; Tecnologia Pós-colheita; Fundamentos de Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologias de Materiais; Mecânica de fluídos; Desenvolvimento de projectos; Higiene nas instalações alimentares; Tecnologia de aves e ovos; Tecnologia de produtos vegetais; Processamento térmico de alimentos; Máquinas e RefrigeraçãoCiência e tecnologia de grãos; Controle de qualidade; Embalagens para Alimentos; Antropologia alimentar; Legislação de alimentos; Operações Unitarias Básicas; Economia; Tecnologia de produção de bebidas não alcoólicas; Processamento de pescado; Tecnologia de massas e panificação; Culinária e aspectos nutricionáis; Tratamento de resíduos; Desenvolvimento de novos produtos; Tecnologia de produção de álcool e bebidas fermentadas; Organização, mercado Empreendedorismo; Tecnologia de produção de conservas de frutas; Tecnologia de produção de produtos apícolas.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Engenharia Alimentar?

O Licenciado em Engenharia Alimentar tem um vasto leque de saídas profissionais:

> Empresas de Serviços

> Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)

> Indústria de Produtos Alimentares

> Instituições Públicas

> ONGs que desenvolvam actividades na área da Alimentos e Saúde Pública

Que actividades irá desenvolver no desempenho das suas funções?

No desenvolvimentos das suas actividades, o Engenheiro Alimentar poderá desempenhar as suas funçõs nas seguintes áreas:

> Comercialização e Marketing – Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto dos clientes e apoio à área de vendas.

> Fiscalização de Alimentos e Bebidas – Actuação junto dos órgãos governamentais de âmbito municipal e estatal, com o objectivo de estabelecer padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.

> Garantia de Qualidade – Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até ao transporte do produto final), planeamento e implantação de estruturas para análise e monitoria destes processos e treinamento de pessoal para a prática da qualidade como rotina operacional.

> Pesquisa e Desenvolvimento – Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objectivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.

> Produção/Processos – Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.

> Projectos – Planeamento, execução e implantação de projectos de unidades de processamento

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Alimentar é oferecido pelas seguintes entidades:

Universidade Zambeze (UniZambeze)

Universidade Católica de Moçambique (UCM), e

Universidade Wutivi (UniTiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!