Uncategorized

Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais

O curso de Engenharia de Processos Industriais é orientado por uma filosofia de actuação com vista a desenvolver nos estudantes habilidades na produção do conhecimento, de desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique.

A Engenharia de Processos é o ramo da engenharia ligado aos processos industriais e de serviço, em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos intermediários e finais.

Compete à Engenharia de Processos o desenvolvimento de actividades referentes à indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e indústrias de transformação.

A engenharia de processos é também responsável pela projecção, construção e operação de instalações fabris destinadas à fabricação de produtos, bem como ao desenvolvimento de novos processos e produtos olhando desde o ponto de vista da gestão e optimização dos mesmos.

O curso de Engenharia de Processos abrange matérias muito vastas, tornando o graduado deste curso um profissional muito polivalente e possibilitando-lhe a actuação em sectores diversificados e, por vezes, até complementares.

Assim, este curso não engloba opções ou especializações, procurando cobrir a generalidade dos campos de actividade dos engenheiros de processos em Moçambique, como sejam: indústria química e petroquímica, de alimentos, produtos químicos, tratamento de água e resíduos industriais e industrias de transformação.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais, e o que se estuda?

A Licenciatura em Engenharia de Processos tem a duração formal de nove semestres lectivos (4 anos e meio), num total de 270 créditos.

Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Engenharia de Processos.

De entre as 53 disciplinas que constituem o curso de Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais, temos a destacar as seguintes:

> Analise Matematica; Fisica; Informatica; Ingles Tecnico; Algebra Linear e Geometria Analitica; Probabilidade e Métodos Estatístico; Metodos Numéricos; Elementos de Economia e Gestão; Metodologia e Projeto de Pesquisa; Gestão de Projectos; Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; Empreendedorismo; Engenharia e Sociedade; Desenho Técnico; Instrumentação e Medidas Eléctricas; Modelação e Simulação; Manutenção Industrial; Termodinâmica Química; Introdução ao Curso de Engenharia de Processo; Química Inorgânica; Química Analítica; Química Física; Química Orgânica; Tecnologia de Processos; Eletrotécnica Geral; Engenharia de Métodos; Dinâmica de Fluidos; Processos de transferência; Controle e Monitoramento de Processos; Minimização e tratamento de efluentes; Gestão Económica e Financeira; Operações Unitárias Mecânicas; Gestão de Recursos Humanos; Ergonomia; Reactores Químicos; Engenharia da Qualidade; Gestão de Processos; Logística; e Resistência dos Materiais.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais é oferecido pela:

> Universidade Zambeze (UniZambeze).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!