Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas

O Curso de Engenharia Geológica e de Minas é um curso de actualidade em Moçambique e visa essencialmente responder às necessidades em quadros qualificados para desenvolverem uma gestão sustentável dos recursos minerais.

Actualmente, o nosso país experimenta níveis promissores de desenvolvimento, sobretudo na área de recursos petroquímicos e de minerais, que precisam de técnicos e cientistas competentes e capazes de garantir que a exploração destes recursos naturais seja um factor que estimule o desenvolvimento integrado e sustentável do país.

O curso de Engenharia Geológica e de Minas contribui para a empregabilidade dos seus graduados em grandes projectos como para a criação de uma massa crítica que, num futuro não muito longínquo, possa contribuir para o surgimento de uma classe empresarial robusta e de uma comunidade de profissionais de competência internacionalmente reconhecida nas principais áreas de desenvolvimento.

Este curso é relevante principalmente neste momento em que o país experimenta uma enorme demanda de quadros qualificados, para serem integrados em estudos, desenho de projectos e de extracção de recursos naturais como: o gás natural, carvão mineral, areias pesadas, entre outros.

A formação em Engenharia Geológica e de Minas baseia-se em competências focalizadas na prospeção, pesquisa e extração de recursos minerais salvaguardando o bem comum, a vida e os interesses económicos de Moçambique e/ou da região da SADC.

A isto acresce o facto de a educação em engenharia geológica e de minas enfatizar o enquadramento geológico regional da geologia de Moçambique e dos recursos minerais e energéticos.

Neste contexto, os graduados poderão contribuir para o desenvolvimento de Moçambique e impulsionar a estratégia do desenvolvimento económico na região Austral de África.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

Os Licenciados em Engenharia Geológica e de Minas serão capazes de preencher os seguintes requisitos genéricos:

> Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área dos georecursos;

> Saber aplicar profissionalmente os seus conhecimentos e a capacidade de compreensão dos georecursos;

> Ser capaz de resolver problemas na sua área de formação;

> Ser capaz de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante e de analisar os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes;

> Ser capaz de comunicar as suas ideias e soluções;

> Ser capaz de aprender ao longo da vida.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas é oferecido pelo:

Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!