Uncategorized

Licenciatura em Engenharia Informática

Com características próprias, o curso de Licenciatura em Engenharia Informática permite dotar os estudantes de conhecimentos científicos, tecnológicos e metodológicos para resolver problemas relacionados com Ciências de Computação, Eletrónica, Comunicações e Gestão, de modo a que possam de uma forma abrangente e eficaz, formular e resolver problemas de especificação, concepção, desenho, operação e manutenção de sistemas computacionais e aplicações.

O curso permite ainda estimular a obtenção de saberes, técnicas, abordagens e competências multidisciplinares que propiciem a inovação em processos, ferramentas, métodos e tecnologias informáticas.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Engenharia Informática, tem a duração de 4.5 anos curriculares (9 semestres) para adquirir um total de 270 créditos.

De entre as 47 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Inglês Técnico; Introdução à Engenharia; Calculo; Introdução à Computação; Fundamentos da Programação; Mecânica e Ondas; Álgebra Linear e Geometria Analítica; Introdução à Organização dos Computadores; Programação; Electricidade e Magnetismo; Matemática Discreta; Arquitectura de Computadores; Programação Orientada por Objectos; Probabilidade e Métodos Estatísticos; Sistemas e Tecnologias de Informação; Introdução as Base de Dados; Microprocessadores e Computadores Pessoais; Algoritmos de Programação e Estrutura de Dados; Redes de Computadores; Métodos Numéricos;  Engenharia de Software; Sistemas de Base de Dados; Laboratório de Computadores; Programação Web; Técnicas de Gestão e Negócios; Sistemas Operativos; Laboratório de Redes de Computadores; Sistemas Distribuídos; Investigação Operacional; Gestão de Projectos Informáticos; Laboratório de Engenharia de Software.

Perfil do Engenheiro Informático

O curso de Licenciatura em Engenharia pretende fornecer aos futuros licenciados os princípios básicos, teorias, métodos e práticas da Engenharia Informática e da Computação para que possam dominar todos os conceitos para a sua intervenção na sociedade.

O perfil de engenheiro a obter no final desta formação que se estende ao longo de quatro anos, é essencialmente formar profissionais e investigadores aptos a assumirem posições de liderança em projectos de engenharia, integrarem equipas envolvidas em actividades inovadoras de base tecnológica e promoverem investigação socialmente válida e inovadora.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Engenharia Informática?

O Curso de Licenciatura em Engenharia Informática procura assegurar uma sólida formação contemplando os conhecimentos, capacidades e competências de base em Engenharia Informática, servindo de base para o desenvolvimento das competências necessárias para o prosseguimento de estudos para o Mestrado e para a iniciação à prática profissional.

Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Sendo elas nas seguintes áreas:

> Administrador de sistemas e redes,

> Analista de sistemas de informação,

> Consultor de Informática,

> Gestor de Bases de Dados,

> Gestor de Sistemas Informáticos,

> Programador no desenvolvimento de aplicativos,

> Técnico informático,

> Técnico de Gestão de Redes,

> Técnico de Hardware,

> Técnico de Manutenção de Sistemas,

> Gestor de redes de area local e

> Administação de base de dados

> Engenheiro de Redes de Comunicação;

> Segurança;

> Sistemas e Computação;

> Engenheiro de Softwares

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Informática?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Informática é oferecido pelas seguintes entidades:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Universidade Zambeze (UniZambeze)

Universidade Lúrio (UniLúrio)

Universidade Rovuma (UniRovuma)

Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT), e

Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC).

3 thoughts on “Licenciatura em Engenharia Informática

  • Arshad Mahomed Mussa

    Está informação foi muito útil, foi muita informação em poucas palavras. Grato pela informação!

    Reply
  • Gino Lucas

    Muita informação útil, salientar que amei

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!