Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Engenharia Mecatrónica

Apresentação do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica

Muitos produtos de engenharia manufacturados hoje, assim como processos e sistemas são desenvolvidos integrando várias tecnologias.

Essas tecnologias muitas vezes exigem a integração de várias disciplinas na resolução de um único problema, aumentando assim a complexidade dos desafios de concepção e projecto enfrentados pelos engenheiros.

O desenvolvimento industrial mundial exige, cada vez mais, mão-de-obra qualificada, e, em sintonia com as novas tecnologias aplicadas ao processo de produção, torna inegável a necessidade de profissionais com conhecimento multidisciplinar na área de automação e controle industrial, mecânica e electrónica, reunidos no profissional de mecatrônica.

Cabe ao Engenheiro Mecatrônico, contribuir para suprir essa demanda, oferecendo suporte tecnológico para o desenvolvimento e a consolidação do processo de industrialização do País.

É nessa perspectiva que o curso de Engenharia Mecatrônica tem como objectivo principal a integração das potencialidades das novas tecnologias colocando-as de uma forma coerente ao serviço das funções tradicionais da Mecânica, Eletricidade e Electrónica, na produção e manutenção de processos e produtos industriais.

Assim, este curso insere-se num domínio que complementa os conhecimentos científicos tradicionais da Engenharia Mecânica com as áreas de Engenharia Eléctrica e Electrónica e incorpora todas as exigências requeridas para propiciar uma formação global e sistematizada nessas áreas e na área de Automação, de modo a desenvolver habilidades conducentes a um saber fazer integral.

A Engenharia Mecatrônica avança uma abordagem revolucionária que consiste no treinamento de profissionais com pensamento e habilidades multidisciplinares incluindo elevadas capacidades de coordenação de equipas interdisciplinares de engenharia.

Duração do curso

A Licenciatura em Engenharia Mecatrônica tem a duração formal de nove semestres letivos (4 anos e meio), com um total de 270 créditos.

De entre as 45 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Analise Matematica; Fisica; Tecnica de Expressao em Lingua PortuguesaIngles Tecnico; Informatica; Algebra Linear e Geometria Analitica; Probabilidade e Métodos Estatístico; Introdução ao Curso de Engenharia Mecatrónica; Quimica Geral; Termodinâmica Aplicada; Desenho Técnico; Desenho Assistido por Computador; Programação; Electrônica Digital; Metodos Numéricos; Processamento Digital de Sinais; Elementos de Economia e Gestão; Gestão de Projectos; Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; Empreendedorismo; Engenharia e Sociedade; Mecânica dos Sólidos; Análise de Circuitos Eléctricos; Tecnologia de Materiais; Mecânica dos Fluidos e Maquinas Hidráulicas; Sistemas Operativos e Redes de Computadores; Instrumentação e Medidas Eléctricas; Materiais Eletrotécnicos; Teoria de Máquinas e Mecanismos; Resistencia de Materiais; Modelação e Simulação; Transferência de Calor Aplicada; Electrónica Analógica; Elementos de Maquinas; Máquinas Eléctricas; Electrónica de Potência; Controle Automático; Metodologia de Investigação; Automação Industrial; Microcontroladores e Microcomputadores; Robótica e Comando Numérico por Computador; Manutenção Industrial; Projecto Mecatrônico; Acionamento Elétrico; Investigação Operacional; Gestão e qualidade de energia; Vibração e ruído.

Ao formando que cumprir integralmente os requisitos de graduação do curso, nomeadamente todas as unidades curriculares do plano de estudos, ser-lhe-á conferido o grau de Licenciado em Engenharia Mecatrônica.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

Os Engenheiros Mecatrônicos formados neste curso possuem uma formação integral que lhes permite enfrentar os imperativos da globalização social e alcançar uma alta demanda no mercado de trabalho nacional e internacional, constituindo peça chave para o crescimento do país.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B ou C do SNE + Física (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica é oferecido pela:

Universidade Zambeze (UniZambeze).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!