Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Engenharia Química

O principal objectivo do curso de Engenharia Química da UEM, único do género no país, é o da formação de Engenheiros Químicos de nível superior dotados de uma base sólida de conhecimentos técnico-científicos e capazes de se integrarem facilmente nas diversas áreas de desenvolvimento socioeconómico do país.

O Engenheiro Químico, também, de acompanhar e adaptar-se rapidamente à constante evolução da ciência, da tecnologia e do meio socioeconómico em que se insere.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Engenharia Química, e o que se estuda? 

O curso de Licenciatura em Engenharia Química, tem a duração de 4 anos curriculares (9 semestres) para adquirir um total de 270 créditos.

De entre as 45 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Análise Matemática; Física; Informática; Introdução à Engenharia; Química Inorgânica; Desenho Técnico; Inglês; Álgebra Linear e Geometria Analítica; Probabilidade e Métodos Estatísticos; Química Orgânica; Electrotécnica Geral; Química Física; Química Analítica; Oficinas Gerais; Métodos Numéricos; Resistência de Materiais; Balanços Mássicos; Química Aplicada; Termodinâmica; Industrias Químicas; Transferência de Massas; Transferência de Calor; Dinâmica de Fluidos; Gestão Ambiental; Operações Unitárias Mecânicas; Ciência e Engenharia dos Materiais; Termotécnica; Medidas e instrumentação; Processos de Separação; Reactores Químicos; Laboratórios de Engenharia Química; Controlo Automático; Projecto de Instalações Químicas; Gestão Empresarial; Modelação de Processos Químicos e Tecnológicos; Higiene e Segurança no Trabalho; Avaliação Económica de Projectos; Engenharia e Sociedade; Optimização de Processos Químicos e Tecnológicos; Projecto do Curso; Trabalho de Licenciatura/Estágio Profissional.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Engenharia Química?

Os graduados em Engenharia Química, pelos conhecimentos que irão possuir, podem exercer as suas actividades, dentre outras, nos seguintes ramos:

a) Industria Química

> Petroquímica

> Carboquímica

> Indústria de produtos básicos (ácidos, bases e sais)

> Industria Química Pesada (orgânica, corantes, explosivos, detergentes, isolantes, fibras artificiais, produtos fotográficos, produtos farmacêuticos, etc)

> Indústria de fertilizantes

> Industria Química Fina (farmacêuticas e de perfumes)

> Indústria de borracha e plásticos

b) Industria Transformadora

> Metalurgia (ferro, aço, alumínio, etc.)

> Polpa e papel

> Combustíveis

> Vidro, cimento e cerâmica

> Têxtil

> Alimentar

As principais actividades que podem ser desenvolvidas pelo Engenheiro Químico, nestes e noutros ramos são:

> Desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos e equipamentos.

> Projecto de novas instalações e de produção de novos produtos, tendo em conta a sua viabilidade técno-económica.

> Dimensionamento e projecto de instalações de produção, tendo em consideração os problemas específicos de protecção do ambiente, a segurança dos trabalhadores e o consumo mais económico das matérias-primas e da energia.

> Direcção técnica do trabalho de montagem e operação de novas instalações.

> Laboração e controle de instalações, aparelhos e máquinas nas empresas da indústria transformadora de modo a garantir uma alta e continua produção de boa qualidade.

> Direcção fabril e planificação da produção, incluindo a localização de avarias e pontos de estrangulamento e sua respectiva eliminação, a introdução de modificações no regime de manutenção permanente e preventivo, bem como a organização da gestão de stocks, análise de mercados, etc.

> Investigação experimental e teórica para a melhoria das instalações industriais existentes, incluindo a sua optimização.

> Estudo das possibilidades de utilização de matérias-primas existentes em Moçambique, incluindo também o aproveitamento de resíduos industriais.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B ou C do SNE + Física (ou equivalente);aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de Matemática e Física.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Engenharia Química?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Engenharia Químicaé oferecido pela:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

2 thoughts on “Licenciatura em Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!