Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento

A Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento tem como objectivos formar quadros preparados para desenvolver funções nas áreas respectivas do seu saber nomeadamente actividades de planeamento económico, direcção, execução de actividades de consultoria nas entidades públicas, privadas e não-governamentais, investigações a título particular ou institucional dentro dos limites do seu conhecimento, participar individualmente ou em grupo dos estudos de pobreza e desenvolvimento, económicos, sociais e de viabilidade de projectos qualquer dimensão com a necessária competitividade a nível interno e externo.

Qual é a duração do curso de Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 44 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Matemática; Métodos de Estudos e Pesquisa; Inglês Técnico; Informática; Noções de Comércio; Opcional Transversal; Introdução a Macroeconomia; Introdução a Microeconomia; Introdução ao Direito; Introdução a Gestão; Introdução a Análise da Pobreza e Bem Estar; Estatística; Direito Económico e Empresarial; Contabilidade Geral; Contabilidade Analítica; Gestão e Administração das Organizações; Comportamento e Psicologia das Organizações; Fiscalidade e Finanças Públicas; Economia de Desenvolvimento; Sociologia das Organizações; Direitos Reais; Econometria; Gestão de Pessoas; Geografia Económica; Gestão de Riscos e Desastres no Meio Rural; Comercialização no Meio Rural; Administração Pública; Desenvolvimento Comunitário e Rural; Segurança Alimentar e Nutricional; Economia e Gestão dos Recursos Naturais; Empreendedorismo; Economia Africana; Métodos de Investigação; Anal. Gest. Projectos; Formulação e Analise de Politicas Publicas; Economia Regional; Economia Agrária; Economia de Moçambique; Técnicas de Negociação; Trabalho do fim do curso/Estagio.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento?

Licenciados em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento devem estar aptos para enveredar pela pesquisa, consultoria e outros empreendimentos particulares que requerem o saber da ciência social e económica.

São também preparados para utilizarem o seu saber nas instituições governamentais e não governamentais, nas organizações e nas empresas públicas ou privadas, abarcando variadas actividades económicas, desde a formulação e análise de políticas de interesse público até a sua participação na produção de bens e serviços.

Especificamente, os Licenciados em Economia e Desenvolvimento podem realizar as suas actividades nas seguintes áreas:

> Administração pública nacional e/ou local;

> Banca e Empresas afins (e.g. Correctoras de Seguros e Bolsa de Valores);

> Empresas de diferentes ramos de actividade (e.g. Empresas de Consultoria, de Produção de Bens e Serviços, de Extração de Recursos Naturais, de Exploração de Recursos Florestais, Marinhos e Aéreos);

> Organismos Económicos e Financeiros Nacionais e Internacionais;

> Organismos da Defesa da Soberania e Segurança;

> Gabinetes de Estudos, Instituições de Ensino e de Investigação; ou

> Empreendedorismo para a criação de postos de trabalho para si próprios e para terceiros.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE + Matemática (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Estudos de Pobreza e Desenvolvimento é oferecido pela:

Universidade Nachingwea (UNA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!