Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Gestão de Empresas e Recursos Humanos

O profissional formado em Gestão de Empresas e Recursos Humanos, elabora e implementa planos de estratégicos de empresas, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e na gestão de recursos financeiros e humanos.

A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipa, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos económicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.

O objectivo principal deste curso é propiciar a graduação de profissionais de Gestão de Empresas e Recursos Humanos que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos nas organizações, se antecipar aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da actividade económica empresarial, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.

A organização curricular de todas as actividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento social e económico regional e do país, por meio do empreendedorismo, capitaneado por profissionais capacitados, e com isso minimizar a mortalidade de empresas, principalmente as PMEs, permitindo o sucesso empresarial das mesmas e de seus tutores e idealizadores dos projectos.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas e Recursos Humanos, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Gestão de Empresas e Recursos Humanos, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as mais de 40 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Desenho de Sistema de Recompensa; Gestão Administrativa de Pessoal; Planeamento de Recursos Humanos; Psicossociologia das Organizações; Direito de Segurança Social; Gestão de Carreira; Gestão de Formação; Recrutamento e Selecção; Estratégia de Recursos Humanos; Gestão de Desempenho; Gestão de Operações; Auditoria de Recursos Humanos; Gestão e Desenvolvimento de Competências; Gestão de Recursos Humano no contexto Internacional; Avaliação e Controlo de Riscos Profissionais; Relações Públicas; Diagnóstico e Mudança Organizacional; Gestão de Conhecimento; Higiene e Segurança no Trabalho; Fiscalidade.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Gestão de Empresas e Recursos Humanos?

Um graduado em Gestão de Empresas e Recursos Humanos assume uma ou algumas das posições nas seguintes instituições e/ou categorias profissionais:

> Gestor de negócios;

> Empresário;

> Empreendedor;

> Consultor;

> Assessor;

> Administrador público;

> Director e gestor da área comercial e marketing;

> Gestor de projectos;

> Gestor financeiro;

> Controlo de gestão;

> Investigador e Docente Universitário;

> Gestor de Recursos Humanos;

> Consultor na área de Recursos Humanos e Técnico de Recursos Humanos.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE + Matemática (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Gestão de Empresas e Recursos Humanos?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Gestão de Empresas e Recursos Humanos é oferecido pelo:

Instituto Superior de Ciência e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!