Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Gestão e Finanças

A Gestão e Finanças são um conjunto de acções e procedimentos administrativos que envolvem desde o planeamento, a análise e o controle das actividades financeira de uma empresa ou organização pública. Melhorar os resultados apresentados e aumentar o património das empresas, através da geração de ganhos líquidos, é o grande e último objectivo da Gestão e Finanças.

A gestão e administração financeira adequada e eficiente, permite ainda, que se façam análises actuais e realísticas das empresas.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Gestão e Finanças, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Gestão e Finanças, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 44 cadeiras que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Contabilidade Financeira; Economia; Estatística; Gestão Comercial e de Marketing; Inglês Técnico; Métodos Matemáticos; Contabilidade Geral; Introdução à Gestão; Introdução à Informática; Introdução às Finanças; Técnicas de Comunicação; Cálculo Financeiro; Economia Financeira; Fiscalidade; Investigação Operacional; Transportes e Logística; Contabilidade de Gestão; Direito da Empresa e do Trabalho; Marketing Operacional; Matemática Aplicada; Organização de Empresas; Comportamento Organizacional; Estratégia, Planeamento e Controlo; Metodologia de Investigação Científica; Relações Económicas Internacionais; Sistemas de Informação de Gestão; Finanças Públicas e Autárquicas; Gestão Financeira e Orçamental; Gestão de Operações; Gestão de Conhecimento e Inovação; Gestão de Recursos Humanos; Sistema e Mercados Financeiros; Análise e Gestão de Projectos; Auditoria; Contabilidade Bancária e de Seguros; Empreendedorismo; Simulação Empresarial.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

No final da sua formação, o graduado em Gestão e Finanças deverá ser capaz de:

> Determinar a composição, os níveis considerados óptimos e os tipos de activos encontrados no balanço da empresa;

> Prever e Planear a estrutura óptima do capital da empresa e o tipo de financiamento adicional para satisfazer as necessidades de aumento da capacidade produtiva da mesma;

> Decidir sobre os activos que devem ser adquiridos, indicando a melhor maneira de gerir e financiar esses activos;

> Lidar com os mercados monetários e de capital onde os recursos da empresa são captados, os títulos da empresa são negociados e seus investidores são recompensados ou penalizados.

Onde poderei exercer esta função de Gestor Financeiro?

Poderá actuar em qualquer organização com dimensão, que justifique um Licenciado nos sectores primários, secundários e terciários nomeadamente:

> Agricultura, Minas, Indústria, Energia, Comércio, Transportes, Comunicações, Banca, Consultoria, Estado, ONG´, etc. Terá ferramentas básicas que o potenciarão como consultor, Gestor, Executivo ou Empresário. Pode também seguir uma carreira académica ou criar a sua empresa comercial ou de serviços.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE + Matemática (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Gestão e Finanças?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Gestão e Finanças é oferecido pelo:

Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!