Licenciatura em História Política e Gestão Pública
Entre outros assuntos, o curso de Licenciatura em História Política e Gestão Pública procura concentrar-se no estudo de assuntos relacionados com a evolução histórica das instituições políticas, relacionados com o “poder” nas suas diversas modalidades, incluindo os micropoderes presentes na vida quotidiana, o uso político dos sistemas de representações, as relações entre as grandes unidades políticas e os modos de organização destas unidades, relações políticas entre grupos sociais de diversos tipos, perfis político-culturais, e relacionado com o caso concreto de Moçambique, direito constitucional, direito administrativo, fiscalidade e gestão das finanças públicas, auditoria e contabilidade pública e relações públicas.
Qual é a duração do Curso de Licenciatura em História Política e Gestão Pública, e o que se estuda?
O curso de Licenciatura em História Política e Gestão Pública tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.
De entre as 51 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:
> Metodologia de Investigação Cientifica; Introdução `a História; História de África até sec.XVIII; História Econ. Geral e de Moça. até Séc.XVIII; História Social e Cultural Séc.XVIII; História das Ideias Politicas até Séc.XVIII; Técnica de Expressão; Tema Transversal; História de África Séc.XIX-XXI; História Econ. Geral e de Moça.Séc.XIX-XXI; História Social e Cultural Séc.XIX-XXI; História das Ideias Politicas Séc.XIX-XXI; Prática Profissional; Inglês; Nocões de Direito; Sociologia Politica; Historia do Pensamento Económico; Relações Públicas; Prática Profissional (estágio); Antropologia Cultural de Moçambique; Ciência Política; História das Instit. Politicas Moçambicanas; História Contemporânea da Europa-América; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Estatistica Aplicada às Ciências; Administração Autárquica; Etica Politica; Contabilidade Financeira; Finanças Públicas e Autárquicas; Gestão Orçamental nas Autarquias; Introdução àCiência Politica; Ordenamento Territorial e Urbanização; Economia Política; Prática Profissional (estágio); Estágio; Estudos Contemporâneos; Analise e Elaboração de Projectos; Sociologia Ambiental; Psicossociologia das Organizacões; Geografia de Mocambique; Auditoria e Análise de Balanços; Fiscalidade e Finanças Públicas; Gestão de Recursos Humanos; Demografia; História Cultural e Religiosa de Moçambique; Trabalho de Culminação do Curso.
Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em História Política e Gestão Pública?
O curso HIPOGEP tem em vista proporcionar aos estudantes uma formação teórica-prática em História Política e Gestão Pública (Major) e Gestão política-administrativa de unidades territoriais (Minor).
Tem também como pano de fundo desenvolver capacidades e competências de administração, concepção de projectos e monitoramento de políticas e acções governativas.
O perfil ocupacionaldo Licenciado em História Política e Gestão Pública consiste:
> Participar na concepção e execução de programas de desenvolvimento nacional provincial e local;
> Participar em sectores de actividades que exigem ou pressupõem um conhecimento da Gestão de instituições políticas, económicas, sociais e culturais;
> Elaborar e implementar projectos de pesquisa para projecções e planos de políticas de desenvolvimento Nacional e Local;
> Conceber, planificar e implementar actividades de gestão pública nacional e local;
> Gerir projectos distritais e municipais;
> Gerir projectos de micro e médias empresas, de municípios e outras instituições públicas.
Os sectores de trabalhodo Licenciado em História Política e Gestão Pública são: os ministérios, as secretarias de estado, repartições públicas, sectores de administração pública, os gabinetes de governação nacional, provincial, distrital e autárquica. Poderão também trabalhar no Instituto de Formação de Administração Pública e Autárquica (IFAPA).
O Licenciado em História Política e Gestão Pública poderá também prestar consultorias e serviços de projecção e monitoramento sócio-político e económico em instituições governamentais e não governamentais. Igualmente poderá participar na gestão de sectores públicos de desenho de políticas, gestão de micro-projectos, gestão de terras, gestão de água, gestão de fontes de energia, gestão de finanças públicas e gestão de conflitos locais.
As competências do Licenciado em HIPOGEP, isto é, os conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas no processo de Ensino-aprendizagem neste curso, incorporam-se em três dimensões: saber, saber-fazer e saber ser e estar.
No domínio do saber (conhecer)
> Criticar e analisar as teses sobre as origens e os fundamentos do poder político, a génese dos conceitos como Estado e soberania;
> Analisar o processo de construção do Estado Moderno;
> Compreender o processo da constituição das actuais políticas mundiais;
> Conhecer princípios de Gestão Pública (Major) e de gestão política-admnistrativa de unidades territoriais (Minor);
> Interpretar e aplicar correctamente políticas económicas e sociais nacionais e locais.
No domínio do saber-fazer
> Participar no desenho de políticas de desenvolvimento nacional e local;
> Planear pesquisas de projecções e planos de governação;
> Conceber planos sociais e económico-financeiros das instituições públicas;
> Executar projectos de desenvolvimento nacional e local;
> Gerir macro e micro projectos sócio económicos de desenvolvimento nacional e local;
> Participar na gestão quotidiana do bem público;
> Formar quadros em gestão pública no contexto do IFAPA;
> Monitorar projectos de desenvolvimento nacional e local.
Quais são os requisitos para admissão?
> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente).
Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em História Política e Gestão Pública?
Em Moçambique, o curso de Licenciatura em História Política e Gestão Pública é oferecido pela:
> Universidade Maputo (UniMaputo).