Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em História

O Curso de Licenciatura em História pretende formar graduados em Ciência da História com habilidades de desenvolver análises e argumentos baseados nos Métodos da História e que possam ser capazes de exercer actividades de ensino e investigação da História; capazes de integrar equipas de trabalho nos centros de pesquisas e investigação, no campo das ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia, arquit ectura, contribuindo com informação histórica na compreensão mais acertada de fenómenos complexos;

Fornecer conhecimentos para desenvolver actividades de documentação; arquivística; gestão, conservação e divulgação do património históricocultural, em diversos contextos; e capazes ainda de prestar o seu contributo profissional em sectores como os de administração pública, meioambiente, museus, empresas privadas e outros.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em História, e o que se estuda? 

O curso de Licenciatura em História, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 31 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Ideia de História; Oficina de História; Moçambique: Espaço, Recursos e Cultura até séc. XIX; Expressão e comunicação de Língua Portuguesa; Língua Inglesa; História Universal até séc. XVI; Moçambique: Espaço e mercadores Nuclear; História de África até séc. XIX; Métodos e Técnicas Documentais; Escravatura, o Mfecane e super-estados em Moçambique (séc. XIX) Conquista colonial e sociedade em Moçambique (1875 – 1930) Processos mundiais entre os sécs XVII e XIX; Colonização, Estados e Sociedades em África; Metodologia de ensino de História; Economia política de África Austral (1870 – 1980); História do Mundo (1900 – 1945); Moçambique sob o Estado Novo (1930 – 1974); História Económica do Imperialismo e Globalização, séc.XIX e XXI; Nacionalismo e a Independência de Moçambique; Estado e Sociedade em África pós-colonial; História do Mundo após a II Guerra Mundial; Cultura, Consciência e Nacionalismo na África Austral (séc. XIX-XX); História Económica e social de Moçambique após a independência; Urbanização e desenvolvimento Rural em África; Introdução e Historiografia de África; Património histórico, artístico e museológico; Queda do Apartheid e impacto da globalização na África Austral; Seminário de Pesquisa; Trabalho de fim de curso.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em História?

Os graduados estarão aptos a exercer actividades profissionais em diferentes instituições ligadas à investigação em Ciências Sociais, à educação, aos centros de Documentação, aos centros de Comunicação, aos Centros de Conservação de Património, aos Arquivos Históricos, às Bibliotecas e Museus e outros serviços, podendo realizar as seguintes tarefas e funções:

> Interpretar com coerência e argumentação sólida a dinâmica contemporânea da sociedade moçambicana, com recurso à realidade significativa do passado;

> Executar estratégias, métodos e projectos de investigação;

> Participar na realização de estudos necessários para a definição de estratégias em sectores de trabalho;

> Ministrar aulas ano nível de ensino secundário ou outros relevantes;

> Desempenhar actividades em bibliotecas, arquivos, museus, centros de documentação e organismos congéneres;

> Divulgar informação histórica através de meios de comunicação, palestras, conferências, entre outros;

> Desenvolver acções tendentes a salvaguardar a preservação de património histórico e cultural nacional e mundial,

> Participar na pesquisa e análise de informação com relevância para a formulação de políticas em áreas específicas de profissionalização.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente);aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de História e Português-I.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em História?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em História é oferecido pela:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Universidade Licungo (UniLicungo), e

Universidade Save (UniSave)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!