Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Informática de Economia e Gestão

A Licenciatura em Informática de Economia e de Gestão tem como objectivos formar quadros preparados para desenvolver soluções informáticas de problemas económicos e empresariais.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Informática de Economia e Gestão, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Informática de Economia e Gestão, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 45 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Introdução a Economia; Noções de Informática, Redes Sociais e Ferramentas WEB; Matemática; Métodos de Estudo e Pesquisa; Arquitectura de Computadores; Inglês Técnico; Noções de Comércio; Desenho Gráfico e Multimédia; Introdução a Gestão; Base de Dados; Microeconomia; Macroeconomia; Contabilidade Financeira; Estatística Aplicada; Linguagens de Programação; Gestão da Prod. de Operações; Introdução ao Direito; Sistemas Operativos; Algoritmos e Estrutura de Dados; Marketing; Sociologia das Organizações; Análise de Sistemas; Redes de Computadores; Comportamento Organizacional; Gestão Financeira; Direito Económico e Empresarial; Empreendedorismo; Gestão de Sistemas de Informação; Inteligência Artificial; Gestão Estratégica; Análise e Gestão de Projectos; Investigação Operacional; Estágio ou Projecto Final de Curso.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

Os Licenciados em Informática de Economia e de Gestão devem estar aptos a enveredar pela pesquisa, consultoria e outros empreendimentos particulares que requerem o saber da ciência informática conjugada com conhecimentos de Economia e de Gestão.

São também preparados para utilizarem o seu saber nas instituições governamentais e não governamentais, nas organizações e nas empresas públicas ou privadas, abarcando variadas actividades informáticas, desde a formulação e análise de requisitos de informação até a sua participação na produção de soluções informáticas.

Quais são as Saídas Profissionais para Informática de Economia e Gestão?

Especificamente, os Licenciados em Informática de Economia e de Gestão podem realizar as suas actividades nas seguintes áreas:

> Administração pública nacional e/ou local;

> Banca e Empresas afins (e.g. Correctoras de Seguros e Bolsa de Valores);

> Empresas de diferentes ramos de actividade (e.g. Empresas de Consultoria, de Produção de Bens e Serviços, de Extracção de Recursos Naturais, de Exploração de Recursos Florestais, Marinhos e Aéreos);

> Organismos Económicos e Financeiros Nacionais e Internacionais;

> Organismos da Defesa da Soberania e Segurança;

> Gabinetes de Estudos, Instituições de Ensino e de Investigação; ou

> Empreendedorismo para a criação de postos de trabalho para si próprios e para terceiros.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B ou C do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Informática de Economia e Gestão?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Informática de Economia e Gestão é oferecido pela:

Universidade Nachingwea (UNA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!