Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Jurídico – Forense

A característica marcante da Área de Formação em Ciências Jurídicas é a de privilegiar o recurso a métodos pedagógicos participativos, em que se toma o estudante como um dos principais actores do processo.

Ele próprio será também responsável pelo sucesso académico por isso, estimular-se-á a sua capacidade de investigação e de trabalho em equipa, modo a mobilizar as suas iniciativas e criativas para permanentemente construir um espírito crítico.

O objectivo geral da área de formação Jurídica é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos práticos em Direito e de uma preparação humana adequada para que possam aceder com sucesso ao mercado de emprego.

Objectivos do Curso da Licenciatura orientada ao Jurídico-Forense

> Desenvolver as competências para desempenhar funções que exijam conhecimentos sólidos de direito civil, penal, comercial e do trabalho; e

> Desenvolver competências e capacidades para desempenhar actividades judiciarias nas diversas jurisdições, com especial ênfase nas áreas penal civil e laboral.

Qual é a duração deste curso, e o que se aprende?

O curso de Licenciatura em Ciências Jurídicas (orientada ao Jurídico-Forense), tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Introdução ao Estudo do Direito; Sociologia Pública; Métodos de estudo; Economia Politica; Retórica Jurídica; Ciência Politica; Finanças Públicas; Direito Constitucional; Direito Fiscal; Direito Administrativo; Direito Penal; Direito comercial; Direito Internacional; Direito Processual; Contencioso Administrativo; Direito Internacional Privativo; Direito das Obrigações; Direito da Família; Direito Processual Civil; Direito do Ambiente e Urbanistíco; Direito de Registo e Notariado; Direito Processual Penal; Direito das Sucessões; Direito do Trabalho; Direitos Reais; Sistemas Jurídicos e Direito Comparado; Direito Agrário; Sistemas de Administração da Justiça; Direitos Fundamentais; Medicina Legal; Criminologia; Criminalística; Metodologia de investigação Científica; Culminação de Estudos; Seminário (prativas simuladas); Seminário (praticas reais); Palestras Multidisciplinares Obrigatórias.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Jurídico-Forense? 

As Licenciaturas Orientadas foram desenhadas para responder às necessidades específicas das organizações moçambicanas nas suas distintas vertentes funcionais, nomeadamente as que, na actualidade, se revelam como as mais críticas termos de escassez de recursos humanos qualificados.

A Licenciatura orientada ao Jurídico-Forense congrega um conjunto de potenciais saídas profissionais, conforme ilustra a seguinte descrição:

> Magistrados judiciais e do Ministério Público;

> Advogados, polícia de investigação criminal;

> Conservadores, Notários, Docentes;

> Árbitros e Mediadores de conflitos.

Quais são os requisitos para admissão?

> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso da Licenciatura em Jurídico- Jurídico-Forense?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Jurídico-Forense é oferecido pela:

Universidade Técnica de Moçambique (UDM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!