Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique

O Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Moçambicana (LSM) tem como objectivo geral promover uma formação que confira aos seus graduados competências na área de leccionação ou interpretação.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique, e o que se estuda? 

O curso de Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique (Vertente de Ensino), tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 37 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Língua de Sinais Moçambicana; Métodos de Estudos e Habilidades para a Vida; Técnicas de Expressão. Escrita Académica; Psicologia Geral; Surdez e Comunicação; Introdução aos Estudos Linguísticos; Português; Literatura e Cultura Moçambicana; Metodologia da Investigação; Linguística da Língua de Sinais; Psicologia da Linguagem; Linguística de Língua de Sinais Moçambicana; Educação Inclusiva; Noções de Língua Bantu; Sociedade, Cultura e Identidade Surda; Psicopedagogia; Didáctica Geral; Didáctica do Ensino de Língua de Sinais Moçambicana; Psicologia Educacional; Psicopedagogia Aplicada às Necessidades Educativas Especiais; Elementos de Desenho Curricular; Produção de Materiais para Ensino de LSM; Administração e Organização Escolar; Codificação e Representação Gráfica de Língua de Sinais Moçambicana; Ética e Deontologia Profissional; Estágio Académico; Seminários Especializados.

O curso de Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique (Vertente de Interpretação), tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as 38 disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Língua de Sinais Moçambicana; Métodos de Estudos e Habilidades para a Vida; Técnicas de Expressão. Escrita Académica; Psicologia Geral; Surdez e Comunicação; Introdução aos Estudos Linguísticos; Português; Literatura e Cultura Moçambicana; Metodologia da Investigação; Linguística da Língua de Sinais; Psicologia da Linguagem; Linguística de Língua de Sinais Moçambicana; Educação Inclusiva; Noções de Língua Bantu; Sociedade, Cultura e Identidade Surda; Teoria da Tradução; Teoria e Prática da Interpretação da Língua de Sinais; Interpretação para Língua de Sinais Moçambicana; Interpretação para a Voz I, II, III; Negociação e Gestão para Conflitos I, II; Codificação e Representação; Gráfica da Língua de Sinais Moçambicana; Ética e Deontologia Profissional; Estágio Académico; Seminários Especializados.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Línguas de Sinais de Moçambique?

O professor de LSM, na área de ensino, poderá realizar actividades com base em conhecimentos e competências proporcionados pelo uso de teorias e práticas da mesma. Ele estará habilitado para contribuir na organização ou criação de um ambiente educativo são, conducente ao desenvolvimento integral e harmonioso da pessoa surda, em ambientes estudantis.

Neste sentido o Licenciado em LSM, poderá trabalhar em instituições de ensino, públicas ou privadas, a nível local, distrital, provincial ou nacional, como a seguir é exemplificado:

> Ministérios;

> Órgãos Governamentais, não-governamentais e agências de cooperação internacional;

> Instituições de ensino (regular ou especial) dos níveis pré-primário, primário, secundário, vocacional e técnico-profissional e superior;

> Instituições de pesquisa educacional;

> Instituições de formação de professor.

Na área de interpretação, o interprete em LSM desenvolverá actividades com base nos conhecimentos e competências proporcionados pelo uso de teorias e práticas da mesma. O graduado estará habilitado para facilitar e comunicação entre surdos e ouvintes. Por isso o Licenciado em LSM, pode trabalhar em instituições públicas e privadas, a nível local, distrital, provincial ou nacional, nomeadamente:

> Ministérios;

> Todos os ensinos;

> Instituiçõeslegislativas, judiciais, policiais e prisionais;

> Conselhos Municipais;

> Administrações Distritais;

> Instituições promotoras dos Direitos Humanos;

> Instituições Desportivas, Culturais e Recreativas;

> Conferências, Comícios, Sessões de Esclarecimento;

> Hospitais, Clínicas e Centros de Saúde;

> Órgãos de informação e Comunicação (ex: TV);

> Aeroportos;

> Igrejas.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente);aprovação no Exame de Admissão nas disciplinas de Português II e História.

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambiqueé oferecido pela:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

One thought on “Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique

  • David Patrício

    Bom dia, é possível concorrer com certificado da área C1?
    fiz geometria descritiva.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!