Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Marketing e Relações Públicas

O curso de Licenciatura em Marketing e Relações Públicas vem preencher a lacuna existente na sociedade moçambicana no que diz respeito às questões mercadológicas e relações públicas e às necessidades empresariais, visto que há escassez de profissionais com formação técnica superior.

O curso tem um regime presencial e a duração de 4 anos. Segue os objectivos estabelecidos no processo de Bolonha, com a pretensão de formar líderes capazes de aliar competências profissionais e postura crítica, contemplando tendências que reagem à produção do saber nas áreas do conhecimento do mercado no contexto internacional.

O profissional neste curso tem, assim, uma formação estruturada e sólida, dentro do seu trabalho, nos processos decisórios das organizações e está preparado para assumir os diversos níveis de responsabilidade directiva e de empreendedorismo, demonstrando a sua aptidão primordial que é entender e aplicar os fundamentos da ciência e arte mercadológica.

O curso tem por objectivo conjugar a formação teórica e prática do Marketing e Relações Públicas e preparar profissionais com discernimento e as competências necessárias para:

> Estabelecer a conexão recíproca entre mercado, sociedade e organizações ou instituições, sendo capazes de atender tanto às da sociedade, como compreender o seu papel no desenvolvimento da nação.

> Tratar das acções de marketing e da integração de esforços mercadológicos, em busca da satisfação dos clientes e do aprimoramento do relacionamento com os mesmos.

> Realizar pesquisas e análises de mercado.

> Desenvolver habilidades e competências na área de Marketing Estratégico.

> Gerir e planear as actividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar novas oportunidades na venda a retalho.

> Implementar programas destinados à criação e monitoria de novos produtos.

> Manter trocas com os mercados alvo.

> Promover a satisfação e fidelização dos clientes, contribuindo para a formação e o crescimento de empresas competitivas a curto, médio e longo prazo.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

O profissional de Marketing deve ter a capacidade de liderar, antever e procurar resolver problemas e encontrar soluções criativas e eficazes.

Ele deve acompanhar o processo mercadológico no que concerne à pesquisa e ao desenvolvimento do produto, além de acompanhar a promoção, divulgação e distribuição dos produtos.

Deve desenvolver uma visão crítica, investigar e entender as necessidades e desejos dos consumidores, de forma a compreender e agir de forma eficaz, no contexto em que as organizações e as pessoas se inserem.

Finalmente, ele deve criar um departamento de Relações Públicas dentro da organização, que permita manter laços internos e externos através de fluxo de informações eficientes no seu meio ambiente.

O gestor de marketing, além dos valores e habilidades gerais inerentes ao perfil do profissional desta área, está apto, especificamente, a:

> Analisar os dados estatísticos; entender o funcionamento dos processos de desenvolvimento de produtos e de produção; negociar com os mais variados públicos; conhecer as técnicas de vendas e de comunicação mercadológica;

> Articular a liderança de equipas multidisciplinares para a colecta e preparação de dados mercadológicos;

> Criar acções de cidadania e públicas para as regulação e ética do Marketing e responsabilidade social;

> Desenvolver, implantar e analisar pesquisas mercadológicas;

> Empreender novos negócios e formular planos de vendas;

> Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos processos de Marketing;

> Implementar programas destinados à criação e acompanhamento de novos produtos, bem como liderar a equipa de vendas;

> No campo de actuação, o profissional de marketing e vendas estará apto a gerir actividades inerentes aos departamentos de marketing e/ou vendas de organizações dos mais variados portes nos mais variados sectores produtivos e de prestação de serviços;

> Planear e implementar planos estratégicos de marketing e promover a satisfação dos clientes;

> Gerir e organizar o seu tempo, as suas actividades e informações; conhecer as considerações e habilidades no desenvolvimento e aplicação de planos de marketing;

> Colectar, armazenar, recuperar e utilizar informações por meios electrónicos.

> Analisar o mercado e a concorrência, elaborar projectos de Marketing, incluindo análise financeira e orçamentária, criar e lançar de novos produtos, orientar, direccionar e dar suporte à área comercial, entre outros.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Marketing e Relações Públicas?   

O Licenciado em Gestão de Marketing tem um leque amplo de mercado de trabalho.

Pode trabalhar em Organizações públicas ou privadas de qualquer natureza (indústrias, franquias, financeiras, bolsa de valores e bancos), em escolas técnicas e universidades, na docência ou pesquisa académica, ou seja, em qualquer e toda organização com e sem fins lucrativos.

A abertura de consultorias é o caminho natural para a iniciativa empreendedora. Pode exercer a função de analista de mercado, fornecendo aos executivos dados importantes para ajudar a empresa a conquistar cada mais espaço no mercado e ser visível.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Marketing e Relações Públicas?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Marketing e Relações Públicas é oferecido pelas seguintes entidades:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e

Universidade Católica de Moçambique (UCM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!