Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Medicina Dentária

O curso de Licenciatura em Medicina Dentária enfatiza a promoção de saúde oral, focalizada, ao longo do processo de formação, nos conhecimentos de necessidade curativa, considerando a realidade económica nacional e regional. Incentiva a Pesquisa e a Extensão, permitindo ao futuro profissional um melhor conhecimento sobre a realidade do mundo e, especificamente, sobre a comunidade em que está inserido, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade.

A Medicina Dentária é a área da saúde Humana que estuda e trata o sistema estomatognático (face, pescoço, cavidade bucal), abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e outros tecidos, prevenindo e zelando pela saúde oral de forma integral.

Qual é a duração do Curso deLicenciatura em Medicina Dentária, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Medicina Dentária, tem a duração de 5 anos curriculares (10 semestres) para adquirir um total de 336 créditos.

A formação, no primeiro ano, inclui disciplinas das áreas de Saúde e Ciências Biológicas, como Anatomia, Patologia, Fisiologia, Histologia, Microbiologia, Imunologia e Bioquímica.

As matérias profissionalizantes incluem Radiologia, Materiais Dentários, Endodontia, Periodontia, Cirurgia Maxilo-Facial, Odontopediatria e Ortondontia.

No segundo ano, o estudante começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico, o frasaco.

A partir do terceiro ano, o estudante passa a atender pacientes na clínica dentária do ISCTEM.

A Licenciatura em Medicina Dentária está organizada em etapas de formação académica que estão sudivididos em ciclos nomeadamente: ciclo básico, ciclo pré-clínico e ciclo clínico.

O ciclo básico corresponde ao primeiro e segundo ano lectivo, ciclo pré- clínico corresponde ao terceiro ano lectivo e ciclo clínico corresponde ao quarto e quinto ano lectivo.

O volume total de trabalho corresponde a 4256 (quatro mil, duzentas e cinquenta e seis) horas e 336 créditos académicos (CA).

A formação em Medicina Dentária contempla disciplinas nucleares (específicas) e disciplinas complementares (comuns) abarcando as seguintes áreas:

> Ciências Exactas: Inglês, Bioestatística, Informática, Metodologia de Investigação, Quimica Médica, Fisica Médica;

> Ciências Biológicas: Bioquimica I e II, Fisiologia I e II, Histologia – Embriologia I e II, Microbiologia, Patologia Geral, Biologia;

> Ciências Humanas: História da Medicina Dentária, Psicologia, Medicina Legal, Terapêutica, Anatomia Geral, Farmacologia I e II, Semiologia Geral, Imunologia, Genética, Ética Médica e Deontologia, Saúde Pública.

> Ciências Estomatológicas: Materiais Dentários I e II, Biossegurança em Medicina Dentária, Dentisteria Operatória I, II, III e IV, Imagiologia, Anestesia e Dor, Cirurgia I, II, III, IV; Semiologia Oro – Facial, Prótese I, II e III, Ortodontia I, II e III, Oclusão e ATM, Endodontia I, II, Periodontia I e II, Patologia Oro – Maxilo – Facial, Odontopediatria I e II, Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, Clínica Integrada, Gestão de Consultório, Estágio.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

O Licenciado em Medicina Dentária deve ser capaz de:

> Exercer a sua actividade em instituições de saúde públicas ou privadas, tais como, centros de saúde, hospitais, consultórios e clínicas dentárias; instituições de ensino superior e/ou de investigação científica, na qualidade de docentes ou investigadores;

> Coordenar através da participação em trabalhos de investigação em Saúde Oral;

> Realizar actividades de investigação e pesquisa em problemas da saúde oral;

> Leccionar em Instituições de formação em Saúde Oral, contribuindo na Educação em matéria de Saúde oral a todos níveis;

> Realizar todos os cuidados de saúde oral, desde a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento das anomalias ou patologias dos dentes, da cavidade oral, dos maxilares e estruturas anexas;

> Integrar uma equipa de saúde responsável pela prestação de cuidados de saúde oral na comunidade;

> Estabelecer uma boa comunicação respeitando de forma rigorosa os princípios éticos e deontológicos;

> Orientar uma equipa de Saúde Oral;

> Aplicar os princípios de promoção da saúde e de prevenção da doença em Saúde Oral, tanto em pacientes como nas comunidades.

Onde poderei exercer esta função de Médico Dentário?

Quanto ao perfil ocupacional o graduado em está em condições de exercer a sua profissão no setor público e privado como:

> Nas Unidades Sanitárias

> Medicina Promotiva e Preventiva

> Medicina Curativa e de Reabilitação

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Medicina Dentária?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Medicina Dentária é oferecido pelas seguintes entidades:

Universidade Zambeze (UniZambeze)

Universidade Lúrio (UniLúrio)

Instituto Superior de Ciência e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC), e

Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!