Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Psicologia Escolar

O curso de psicologia tem como ponto forte, entre outros, o facto de possibilitar ao graduado a aquisição de competências para interpretar o comportamento humano e intervir em diversos contextos, de acordo com o seu perfil ocupacional.

É igualmente importante na medida em que, procura dotar o graduado de competências que o tornam capaz de responder as exigências imediatas do mercado de trabalho, tanto em Moçambique, como na região da SADC, visto que as competências almejadas estão alinhadas com a demanda deste mercado.

Neste sentido, espera-se que o graduado possa exercer a sua profissão e resolver problemas com a qualidade desejada em conformidade com o seu nível de formação.

O objectivo principal do curso de Psicologia Escolar é uxiliar na melhoria da qualidade das actividades educacionais, com foco nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.

O trabalho de Psicólogo Escolar costuma acontecer dentro de instituições educativas, mas também pode se estender a outros ambientes, como familiar e o social.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Psicologia Escolar, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Psicologia Escolar, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

De entre as disciplinas que constituem o curso, temos a destacar as seguintes:

> Inglês; Métodos e Técnicas de Investigação; Tecnologias de Informação e comunicação; Introdução a Ciências Sociais; Psicologia Transcultural; História e Epistemologia da Psicologia; Ética e Deontologia Profissional; Neurofisiologia e Comportamento; Psicopatologia e Saúde Mental; Estatística; Processos Psicológicos Básicos; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia social e das Relações Laborais; Psicologia do Comportamento Desviante; Metodologia de Investigação em Psicologia; Psicologia da Personalidade; Psicologia Escolar; Gestão da Formação; Distúrbios de Aprendizagem Escolar; Psicologia Educacional; Psicologia de Orientação Vocacional; Disgnóstico de Intervenção na Educação; Análise e Gestão de Projectos; Construção Curricular; Competências Básicas de Intervenção Psicológica; Estatística Aplicada a Psicologia; Abordagem de Intervenção Psicológica e aconselhamento; Testes Psicológicos; Projecto de Investigação; Psicologia do Desenvolvimento Comunitário; Psicologia da Educação para Saúde; Inteligência Emocional.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?   

O Psicólogo está presente em instituições de ensino, auxiliando estudantes com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais, além de dar suporte para pais e professores.

Pode, ainda, ajudar alunos que estão concluindo o Ensino Médio na escolha de uma carreira (orientação profissional) com a aplicação de testes vocacionais que orientam esse momento tão delicado.

O profissional actua também com a direcção da escola, auxiliando nas políticas de ensino e projectos pedagógicos.

O trabalho do psicólogo Escolar envolve ainda: Criação de relações positivas entre estudantes e professores, bem como entre os próprios alunos Promoção de um comportamento adequado perante as tarefas apresentadas. Apoio a alunos que demonstram distúrbios psicossociais persistentes. Assessoria na elaboração de métodos de ensino, planos de estudo e projectos pedagógicos. Auxílio a professores em suas abordagens em sala de aula.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Psicologia Escolar?    

De uma forma geral, o Psicólogo estuda processos psíquicos e comportamento humano e procede a sua investigação utilizando técnicas específicas no sentido de ajudar os indivíduos a desenvolverem-se e a obterem a sua satisfação pessoal. De forma geral, os graduados do curso de Psicologia Escolar podem trabalhar nas seguintes instituições:

> Estabelecimentos de ensino.

> Empresas.

> Hospitais, serviços de saúde públicos e privados.

> Serviços de segurança Social Serviços prisionais e de reinserção social.

> Empresas e organizações de solidariedade civil e apoio social.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A ou B do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Psicologia Escolar?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Psicologia Escolar é oferecido pelo:

> Instituto Superior de Estudos de Defesa Tenente-General Armando Emílio Guebuza (ISEDEF).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!