Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Psicologia

O curso de Licenciatura Psicologia tem como ponto forte, entre outros, o facto de possibilitar ao graduado a aquisição de competências para interpretar o comportamento humano e intervir em diversos contextos, de acordo com o seu perfil ocupacional.

É igualmente importante na medida em que, procura dotar o graduado de competências que o tornam capaz de responder as exigências imediatas do mercado de trabalho, tanto em Moçambique, como na região da SADC, visto que as competências almejadas estão alinhadas com a demanda deste mercado.

Neste sentido, espera-se que o graduado possa exercer a sua profissão e resolver problemas com a qualidade desejada em conformidade com o seu nível de formação.

Para além da importância acima referida, o curso é bastante actual e relevante para o nosso país, visto que ocorre num contexto histórico, económico e sociopolítico caracterizado pela emergência de problemas com impacto psicológico nos intervenientes directos e quase todos os cidadãos afectados pelas consequências da guerra, pobreza, HIV/SIDA, etc.

Assim, a participação dos graduados do curso de psicologia, juntamente com outros profissionais será de grande valia na minimização do impacto dos traumas prevalecentes e problemas decorrentes da dinâmica de vivência entre seres humanos.

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

Ao terminar a sua formação, o graduado em Psicologia deve ser capaz de:

> No domínio da definição de objectivos, estabelecer em interacção com o cliente, colega ou outro profissional objectivos realísticos do serviço a prestar de acordo com suas necessidades e expectativas.

> No domínio da identificação/diagnóstico, identificar e analisar as várias teorias psicológicas, aplicar métodos e técnicas de exame psicológico, reflectir sobre a ética profissional e demonstrar uma atitude científica (honestidade, procura da verdade, seguir regras científicas, abertura para crítica) na sua actuação.

> No domínio da concepção/elaboração escolher teorias e técnicas apropriadas com base nos resultados do diagnóstico e elaborar projectos de intervenção;

> No domínio de intervenção/implementação identificar procedimentos de intervenção, explicar cada passo da intervenção, registar e controlar sistematicamente os passos da intervenção, integrar com flexibilidade as possíveis alterações dos instrumentos de intervenção.

> No domínio da avaliação escolher métodos adequados de avaliação para cada situação psicológica, identificar situações em que a ética e deontologia profissional está em jogo na prática profissional e descrever a sua responsabilidade como profissional.

> No domínio da comunicação, empregar e interpretar meios de comunicação adequados (orais, escritos, gráficos e outros não-verbais) para troca de informação com os clientes, colegas, outros profissionais e instituições, de acordo com suas necessidades e expectativas.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Psicologia?  

De uma forma geral, o psicólogo estuda processos psíquicos e comportamento humano e procede a sua investigação utilizando técnicas específicas no sentido de ajudar os indivíduos a desenvolverem-se e a obterem a sua satisfação pessoal. As funções dos psicólogos variam consoante o seu campo de intervenção.

O presente currículo em vigor propõe-se a dar especialidade aos Psicólogos em uma das seguintes vertentes, consuante à preferência do estudante:

> Psicologia Escolar e de Necessidades Educativas Especiais;

> Psicologia Social e Comunitária;

> Psicologia das Organizações.

A Psicologia Escolar e de Necessidades Educativas Especiais combina actividades de um psicólogo escolar com as do orientador vocacional.

Assim, o psicólogo nesta área pode trabalhar em instituições de educação de infância, escolas regulares e especiais, centros de formação profissional e de educação de adultos, instituições de formação de professores, empresas, centros juvenis e instituições de planificação curricular.

A Psicologia Social e Comunitária combinam as tarefas atribuídas aos psicólogos sociais e psicólogos comunitários. O psicólogo nesta orientação pode trabalhar em comunidades, instituições de saúde pública, em instituições de apoio psico-social, em instituições e organizações de desenvolvimento, entre outras.

A Psicologia das Organizações habilita o graduado a trabalhar na formação, recrutamento, selecção de pessoal e orientação profissional, assim como a identificar, intervir e avaliar situações em organizações públicas, privadas e não-governamentais.

Qual é a duração deste curso, e o que se estuda?

O curso de Licenciatura em Psicologia, tem a duração de 4 anos curriculares (8 semestres) para adquirir um total de 240 créditos.

O presente currículo oferece no total 67 disciplinas, das quais 32 são comuns e as restantes distribuem-se pelas três vertentes (Psicologia Escolar e de Necessidades Educativas Especiais; Psicologia Social e Comunitária; e Psicologia das Organizações), como consta na lista seguinte.

Disciplinas comuns das 3 vertentes

> Psicologia Geral; Elementos de Filosofia, Lógica e Pensamento Crítico; Métodos de estudo e habilidades para vida; Técnicas de expressão e escrita académica; Bases Biológicas do Comportamento; Estatística; Psicologia de Desenvolvimento; Psicologia Social; Metodologias de Investigação; Neuropsicologia; Sociologia e Antropologia Cultural; Psicologia da Personalidade e Diferenças Individuais; Psicopatologia Geral; Técnicas de Observação e de Entrevista Psicológica; Testagem em Psicologia; Psicologia de Aprendizagem; Psicologia da linguagem; Psicodiagnóstico; Psicopatologia do Desenvolvimento; Psicologia de Saúde; Psicologia Educacional; Psicologia Cultural; Aconselhamento e Intervenção Psicoterapêutica; Ética e deontologia profissional; Práticas profissionais de psicologia; Projecto de Pesquisa; Psicologia de Orientação Escolar e Profissional; Psicologia das Inadaptações Sociais; Perspectivas Africanas dos Fenómenos Psicológicos; Seminários Especializados.

Disciplinas espeíficas da vertente A (Psicologia Escolar e de Necessidades Educativas Especiais):

> Negociação e Gestão de Conflitos; Administração e Gestão das Organizações; Comportamento Organizacional; Direito de Trabalho; Práticas Profissionais nas Organizações; Concepção e Gestão de Projectos; Gestão de Recursos Humanos; Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho; Desenho do Currículo; Distúrbios da Aprendizagem Escolar; Abordagem do Atraso Mental; Práticas Profissionais nas Escolas; Administração e Gestão Escolar; Distúrbios Emocionais, Comportamentais e de Desenvolvimento; Abordagem das Deficiências Sensoriais e Motoras; Intervenção Específica Aplicada às Necessidades Educativas Especiais; Psicologia Comunitária e Dinâmica de Grupos; Comportamento Social; Negociação e Gestão de Conflitos; Práticas Profissionais nas Comunidades; Modelos e Práticas de Intervenção Comunitária; Concepção e Gestão de Projectos; Direito de Família; Psicologia de Família.

Disciplinas espeíficas da vertente B (Psicologia Social e Comunitária):

> Negociação e Gestão de Conflitos; Concepção e Gestão de Projectos; Gestão de Recursos Humanos; Psicologia Comunitária e Dinâmica de Grupos; Comportamento Social; Negociação e Gestão de Conflitos; Práticas Profissionais nas Comunidades; Modelos e Práticas de Intervenção Comunitária; Concepção e Gestão de Projectos; Direito de Família; Psicologia de Família.

Disciplinas espeíficas da vertente C (Psicologia das Organizações):

> Negociação e Gestão de Conflitos; Administração e Gestão das Organizações; Comportamento Organizacional; Direito de Trabalho; Práticas Profissionais nas Organizações; Concepção e Gestão de Projectos; Gestão de Recursos Humanos; Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho; Negociação e Gestão de Conflitos; Concepção e Gestão de Projectos. 

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo A, B ou C do SNE + Biologia (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Psicologia?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Psicologia é oferecido pelas seguintes instituições:

Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Universidade Licungo (UniLicungo)

Universidade Save (UniSave), e

Universidade Politécnica (A POLITÉCNICA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!