Cursos de Licenciatura em Moçambique

Licenciatura em Saúde Materna

O Curso de Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna, como o próprio nome indica, pressupõe educação básica na área de enfermagem e especializada para a área de Obstetrícia e Ginecologia.

O núcleo central da actividade destes profissionais é cuidar das mulheres nas suas necessidades em saúde reprodutiva, dentro de variadas opções, envolvendo a prática clínica, educação, administração, pesquisa e participação em assuntos de política sanitária e legislativa.

O objectivo principal, é capacitar os estudantes para actuar na saúde da mulher em geral, incluindo diagnosticar e resolver problemas obstétricos e ginecológicos, principalmente na situação de emergência e, ao mesmo tempo transferir a tecnologia necessária para actuação em todas as áreas de morbilidade e de medicina preventiva.

Qual é a duração do Curso de Licenciatura em Saúde Materna?

O curso de Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna tem duração de 4 anos (8 semestres) e integra as seguintes componentes de aprendizagem: Disciplinas teóricas e práticas; Estágios parciais e integrado; Actividades de extensão comunitária; e outras actividades extracurriculares (palestras, feiras, seminaries, mini-cursos, programas científicos…etc).

Que conhecimentos, capacidades e competências poderá adquirir, para o desenvolvimento das suas actividades?

Ao terminar com sucessos os estudos na Licenciatura em Saúde Materna, o graduado deverá estar habilitado das seguintes competências:

> Função assistencial – intervir na prestação de cuidados de saúde à mulher e ao recém-nascido, actuando na componente de prevenção, diagnóstico e tratamento.

> Função administrativa– participar na planificação, gestão, controlo e avaliação das actividades da sua área de intervenção.

> Função de ensino – elaborar e executar planos de formação e desenvolvimento do pessoal da sua área e outros técnicos, do seu nível ou inferior.

> Função de investigação– realizar investigação científica na sua área, à luz das referências bibliográficas existentes e da sua experiência pessoal, conduzindo pesquisas em temas chaves.

Quais são as Saídas Profissionais para Licenciados em Saúde Materna?

Os profissionais formados nesta área poderão exercer as suas actividades nas seguintes instituições:

> Hospitais Distritais;

> Hospitais Rurais;

> Hospitais Gerais;

> Hospitais Provinciais;

> Maternidades Periféricas;

> Centros de saúde especializados de acordo com a nomenclatura e classificação do SNS;

> Outras instituições estatais ou privadas nos termos da lei.

Qual é a formação necessária?

> 12ª classe; grupo B do SNE (ou equivalente).

Quais são as instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Saúde Materna?

Em Moçambique, o curso de Licenciatura em Saúde Materna é oferecido pelo:

Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!