Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Aquacultura Sustentável

Curso de Mestrado em Aquacultura Sustentável

Instituição de Ensino: UEM, Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras de Quelimane.

Apresentação do Curso

Introdução

A captura de peixe selvagem no mar agora está ameaçando a esgotar, muitas espécies de peixes dos mares do mundo e os oceanos, incluindo a pesca ilegal de espécies no período de defeso ou em extinção.  Com números da população do mundo agora no topo 7 bilhões, há um aumento da demanda alimento e o pescado e uma  óptima  fonte de proteína. O alto teor de proteína de peixe, além de suplementos nutricionais, tais como ácidos graxos ómega 3 são vitais para a saúde e ajudar a prevenir condições de desnutrição, o aumento da função cerebral e impedimentos de doenças cardíacas e cânceres.

É desse modo que a aquacultura, especialmente tem auxiliado a preservar espécies de peixes do oceano e tem crescido significativamente mundialmente e tem muita importância na suplementação crescente demanda mundial por proteína, especialmente a base de peixes.

O Programa de Pós-Graduação em Aquacultura Sustentável da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras abrange linhas de pesquisa e disciplinas em Maricultura, em Aquicultura Continental e em Recursos Pesqueiros, o que permite a formação de um profissional eclético, com uma visão ampla do sector, que vai além do tema das dissertações e teses dos alunos.

Objectivos do curso

 O curso de Aquacultura Sustentável visa proporcionar uma formação avançada e aplicada sobre aquacultura de espécies marinhas e de água doce, com ênfase nas espécies tropicais, e sustentabilidade ambiental.

– Promover o ensino e a pesquisa em Aquicultura e Recursos Pesqueiros, com a formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento destas actividades a nível nacional e internacional.

Competências específicas

Graduados em Aquacultura Sustentável tem competências em:

– Estudos de biologia de espécies cultiváveis com ênfase na taxonomia, morfologia, fisiologia e comportamento; bem como aspectos de embriologia, desenvolvimento larval, eco-fisiologia, nutrição, ciclo de vida, patologia das espécies cultiváveis;

– Análise de aspectos ambientais e ecológicos na aquacultura;

– Desenvolvimento de habilidades de concepção, construção, manutenção e gestão de unidades e empresas de produção de aquacultura extensiva e intensivas, e sustentabilidade ambiental.

Perfil ocupacional do graduado

 Um mestre formado em Pescarias Sustentáveis estará habilitado a desenvolver as suas actividades como técnico superior, gestor, conselheiro e consultor nos seguintes sectores: trabalhar como técnicos superiores, gestores, conselheiros e consultores nos sectores das pescas, aquacultura, ambiente, turismo, municípios costeiros, agricultura.

– Trabalhar nas ONG’s dedicadas ao meio ambiente e conservação da natureza tais como WWF, IUCN;

– Gestores de parques e reservas marinhas;

– Como pesquisadores em instituições de investigação públicas e privadas; na academia; como técnicos superiores qualificados;

– No sector produtivo de pesca e aquacultura e no desenvolvimento rural;

– E poderão ser empreendedores (produção pesqueira e aquacultura, processamento, conservação e comercialização do pescado; e no mercado de consultorias).

Público – alvo

 Podem candidatar-se ao programa de cursos de mestrado da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras as pessoas que tenham completado o primeiro ciclo de formação no ensino superior nas áreas de Ciências Naturais e Engenharias. Para o curso de Mestrado em Aquacultura Sustentável se requerem conhecimentos básicos de Biologia e Química.

Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Pescarias Sustentáveis na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira estudantes nacionais e estudantes internacionais.

Para estudantes nacionais, é elegível, quem tiver completado o primeiro ciclo de formação no ensino superior nas áreas de Ciências Naturais, ou Ciências Sociais. Na área de Ciências Sociais qualificam-se os graduados dos cursos de Agro-negócio, Ecomomia, Economia Agrária, Geografia, Gestão e liderança, Organização e gestão da educação, Comércio, e Sociologia. No entanto, será dada preferência aos graduados em Ciências Marinhas, Pescas, Aquacultura, e Biologia.

Para estudantes internacionais, são encorajados a candidatarem-se para frequência do curso, devendo neste caso cumprir com todos os critérios e requisitos expostos anteriormente.

Documentos de Candidatura

 Os documentos solicitados no acto das candidaturas são mencionados a seguir:

– Certificado de habilitações que confere o grau de Licenciatura nas áreas afins;

– Certificado de cadeiras/disciplinas feitas;

– Uma cartar de recomendação;

– Uma carta da entidade empregadora autorizando a realização de estudos de pós-graduação (se aplicável);

– Curriculum vitae actualizado e assinado;

– Comprovativo de fonte de financiamento (se aplicável);

– Proposta de projecto de pesquisa/investigação.

Duração do curso

O curso tem a duração de dois anos (tempo inteiro), sendo o primeiro ano lectivo para a frequência de disciplinas; o segundo ano lectivo para a realização de projecto de pesquisa, redacção e apresentação da dissertação.

Parte I: o primeiro ano, que corresponde a parte lectiva do curso com 60 créditos e 

Parte II: o segundo ano do curso, que corresponde ao projecto e a respectiva Dissertação, com 60 créditos.

Idioma

Português.

Regime de estudo

O curso de mestrado em Aquacultura Sustentável é oferecido no modelo híbrido, em regime presencial e no período diurno.

Horário

O horário compreende das 7h00 – 10h00.

Local

 O curso terá lugar na Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras de Quelimane.

Período de inscrição

 As chamadas para submissão de candidaturas tem acontecido geralmente em meados de cada ano (Agosto e Setembro). A fase de apuramento e entrevistas é realizada no 1º mês de cada ano.

Matrículas e Propinas

 Matrícula: 750,00 MZN ( Setecentos e cinquenta meticais)

Propinas: 8.500,00 (Oito mil e quinhentos meticais) por mês.

Contacto do Coordenador

Tel. ESCMC: (+258) 823056104

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!