Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento

Curso de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento

Instituição de Ensino: UCM

Grau académico: Mestrado

Título Profissional: Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento

Duração: 1 Ano e Meio

Apresentação do Curso

O curso de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, nº 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.

A Faculdade de Educação e Comunicação oferece, na continuidade da Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento, o Mestrado em Ciências da Comunicação, numa área de especialização completamente inovadora como é a Comunicação para o Desenvolvimento.

Este Mestrado está concebido a partir do conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação, capaz de mobilizar, denunciar e mudar comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um compromisso social, seja local, nacional ou internacional.

Este Mestrado forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, capazes de combinar eficiente e estrategicamente a teoria e a prática comunicacional. Além disso, pretende-se, neste Mestrado, integrar de maneira criativa experiências e conhecimentos interdisciplinares (Ciências de Comunicação, Ciências Políticas e Sociais, e Ciências de Gestão e Economia) em formas de acção comunicativa, dirigidos para a mudança do comportamento e para a mudança social no campo do desenvolvimento.

Perfil

O mestre em Comunicação para o Desenvolvimento caracteriza-se por ser:

  • Um comunicador estratégico: conhece e desenha, criativa e estrategicamente, intervenções comunicacionais para incrementar e promover o desenvolvimento;
  • Um comunicador para o desenvolvimento: conhece e analisa as dimensões comunicacionais e as relações sociais e económicas no campo do desenvolvimento sustentável, justo e ético, orientadas para a mudança social;
  • Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar intervenções comunicacionais, envolvendo e comprometendo os diversos actores sociais da comunidade, usando as estratégias e as tecnologias mais modernas;
  • Um pesquisador na área da especialização.
  • O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação para o Desenvolvimento são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.

Competências

Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir, ao longo do curso de Gestão Publicitária, as seguintes competências básicas de formação profissional:

  • Conhecer as estratégias de Publicidade;
  • Conhecer teorias de gestão publicitária;
  • Desenvolver e implementar programas de promoção, publicidade e merchandise;
  • Desenvolver pesquisas de opinião e de mercado;
  • Dirigir uma campanha publicitária completa, desde a concepção até ao fim, incluindo estratégias, direcção de arte e apresentação;
  • Planear, elaborar e gerir designs publicitários para marcas, produtos e serviços;
  • Posicionar e agregar valor aos produtos, serviços e marcas;
  • Ser um comunicador criativo, íntegro e ético capaz de formular estratégias cuidadosamente planeadas e de expressão nos meios de comunicação tradicionais e emergentes da publicidade interactiva;
  • Ser um líder capaz de trabalhar em equipa.

Saídas Profissionais

O curso de Licenciatura em Gestão Publicitária habilita o estudante a trabalhar em todos os campos do mercado publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos.

Também fazem parte do campo de trabalho do publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em publicidade.

Plano Curricular

Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.

4 thoughts on “Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento

  • adamo amorane adamo

    Gostava de ter todos os requisitos necwessários para cursar mestrado em ciencias de comunicaçãp

    Reply
    • Natercia Manhenje Muianga

      sim gostaria de saber sobre os requisistos para me candidatar a este curso

      Reply
  • Patrico Raja

    E um curso promissor para estudantes que anseiam ser Comunicadores Sustentaveis e para o futuro das sociedades cada vez mais dinamicas. Num contexto em que as TICs trazem visoes amplas e ostensivas as sociedades modernas. E do meu anseio, especificamente este curso para o mestrado.

    Reply
  • Patricio Raja

    Gosto de ser comunicologo, educador, Marketiase, etc. por excelencia e para o futuro.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!