Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local

Curso de Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local

Instituição e Local do Ensino: UCM, Pemba.

Grau académico: Mestrado

Título Profissional: Mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local

Duração: 2 Anos

Apresentação do Curso

O curso de Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Económico Regional e Local rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática.

Moçambique é um País em construção com inúmeras oportunidades, mas também com muitos problemas e desafios. A economia regional no mundo globalizado necessita de especialistas que saibam aplicar os princípios de um desenvolvimento verdadeiramente humano, para o combate à pobreza e o melhoramento das condições de vida das populações e comunidades locais, por todo Moçambique. Para responder à necessidade de profissionais criativos, inovadores e competitivos que o sector está a exigir, a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática orgulha-se de apresentar este mestrado.

Pretendemos oferecer uma formação integral, de qualidade, ao nível de exigência, reflexão e pesquisa, próprios de um curso de mestrado. Propomo-nos formar profissionais altamente qualificados no sector de Análise e Planeamento económicos para o desenvolvimento, profissionais capazes de tomar decisões e resolver problemas práticos com sucesso, em prol de um desenvolvimento económico e social harmonioso e sustentável.

A ênfase que este mestrado outorga à componente política e de gestão do desenvolvimento ampliará a visão dos nossos mestres e brindar-lhes-á novas oportunidades de emprego, nas áreas profissionais afins.

Perfil

O mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local é um professional capaz de promover o desenvolvimento económico e social a nível regional e local. Conhece as técnicas e sabe aplicar os métodos apropriados à concepção de estratégias que solucionem problemas concretos e práticos das comunidades. O graduado está habilitado para trabalhar em instituições governamentais e não governamentais, ligadas ao desenvolvimento, sendo capaz de analisar a realidade socio-económica local, tendo em conta a base teórica disponível.

O mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local poderá responder aos problemas da comunidade de forma dinâmica e criativa. Com base nas potencialidades locais, ele atrai parceiros e investidores nacionais e internacionais. Conhecedor dos aspectos envolvidos no desenvolvimento socio-económico, é capaz de desenvolver uma pesquisa intensiva para elaborar uma planificação inovadora, na busca de soluções para os desafios que a pobreza e o desenvolvimento apresentam, melhorando a qualidade de vida das comunidades.

Graças a uma formação personalizada e inovadora, o mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local adquire habilidades específicas de liderança, comunicação e gestão, e o desenvolvimento pessoal e profissional necessário para ocupar uma posição de responsabilidade no desenvolvimento do País, em particular na perspectiva socio-económica.

O público-alvo do Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local são profissionais licenciados em várias áreas que se queiram dedicar a trabalhar no desenvolvimento socio-económico do País, no combate à pobreza e na promoção humana e social justa.

Competências

O mestre em Desenvolvimento Económico Regional e Local é capaz de trabalhar como perito no sector público, assim como no privado, com competência em:

  • Conhecer a economia regional da SADC, as principais questões relacionadas com a economia do meio ambiente e os principais problemas económicos contemporâneos, e possuir as ferramentas para dar respostas aos desafios presentes.
  • Conhecer as principais metodologias de investigação e saber desenvolver projectos de pesquisa para intervir no desenvolvimento económico local.
  • Conhecer as transformações produzidas pelo desenvolvimento a nível internacional e local e ser capaz de analisar potenciais futuras transformações no contexto moçambicano.
  • Conhecer o funcionamento de organismos e instituições públicos e privados que trabalham com cooperação e desenvolvimento, assim como a sociologia do poder local.
  • Conhecer os mercados locais de emprego, e os mecanismos de dinamização destes mercados.
  • Conhecer os métodos estatísticos de estudo económico, assim como os métodos de análise dos indicadores da economia regional e local.
  • Conhecer os principais modelos e teorias de desenvolvimento socio-económico.
  • Conhecer os princípios do comércio internacional.
  • Conhecer os princípios micro e macro-económicos para o desenvolvimento.
  • Conhecer os princípios que a doutrina social da Igreja propõe para um desenvolvimento mais justo e humano.
  • Saber desenhar e propor políticas de desenvolvimento que se integrem nos projectos de desenvolvimento regional.
  • Saber realizar planos e propor estratégias de desenvolvimento socio-económico nos distritos, para a redução da pobreza e o melhoramento da qualidade de vida das comunidades, partindo das potencialidades por ela apresentadas.
  • Ser capaz de comunicar, efectivamente, com diferentes tipos de interlocutores em diferentes situações, e trabalhar em equipa, desenvolvendo as potencialidades do grupo.
  • Ser capaz de fazer uma diagnose dos principais problemas associados ao desenvolvimento e aplicar os princípios adequados para o progresso socio-económico.
  • Ser capaz de mediar entre os diferentes actores do desenvolvimento, operando a nível local (pessoas singulares e comunidades locais, actores públicos e privados, actores locais e internacionais), e interagir com parceiros locais e internacionais para o desenvolvimento socio-económico das comunidades.
  • Ter uma visão social ética, respeitosa do meio ambiente e da comunidade local, e possuir uma sensibilidade capaz de integrar estes tópicos numa política de planificação e desenvolvimento que unifique os interesses do desenvolvimento económico e dos reais benefícios que se pretendem para as comunidades, para a promoção de um desenvolvimento realmente humano.

Saídas Profissionais

O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar, entre outras possibilidades, como:

  • Consultor para empresas privadas.
  • Formador de profissionais nas várias áreas relacionadas com o desenvolvimento socio-económico.
  • Gestor público a vários níveis, principalmente no município e governos distritais.
  • Oficial, gestor e consultor de projectos para ONGs e para organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, incluindo organizações económicas de desenvolvimento e agências de desenvolvimento local, assim como organismos de cooperação, que promovem o desenvolvimento e o combate à pobreza.
  • Pesquisador para centros de estudos do desenvolvimento regional e local.

Plano Curricular

Para completar o curso de Mestrado em Desenvolvimento Económico Regional e Local, cada estudante deverá acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação, terá direito a um diploma de pós-graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!