Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos

Curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos

Instituição e Local do Ensino: UEM, Faculdade de Engenharia, Maputo.

Objectivo do Curso

Formação de técnicos e investigadores de nível superior capazes de assumir um papel de liderança na concepção de processos e produtos, e na operação de unidades fabris de processamento de hidrocarbonetos, agregando, dessa forma, valor aos abundantes recursos energéticos primários existentes em Moçambique, através da sua transformação em produtos diversos para consumo nacional e internacional.

Organização do Curso e Plano de Estudos

Linhas de formação e saída:

  1. Graduação de Mestrado Académico (total de 4 semestres, 120 créditos). Esta saída académica envolve o desenvolvimento de um tópico de investigação e a elaboração de uma dissertação a ser submetida e defendida publicamente. Esta componente do curso tem a duração de 1 ano e permite aos estudantes fazerem uma aplicação dos seus conhecimentos, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua capacidade para a investigação.
  2. Graduação de Mestrado Profissionalizante (total de 3 semestres, 90 créditos). A saída profissionalizante envolve a realização de um estágio profissional, preferencialmente numa planta de processamento de hidrocarbonetos por um período de 6 meses. O contacto com a realidade conferi aos estudantes, competências práticas mais robustas. Alternativamente, podem escrever uma monografia baseada num tópico prático, durante um período de 6 meses.
  3. Para ambas linhas de formação, os estudantes frequentam o mesmo conjunto de disciplinas durante o primeiro ano de formação.

Componente curricular do curso (1 ano): 10 disciplinas organizadas em 4 blocos trimestrais. Carga horária média semanal de contacto directo: 12 horas.

Os estudantes obtem conhecimentos sólidos e essenciais sobre as Tecnologias de Processamento de Hidrocarbonetos acrescidos de Fundamentos de Engenharia Química e Termodinâmica, Catálise Avançada, Instrumentação e Controlo de Processos Petroquímicos, e Técnicas Analíticas Laboratoriais.

Conteúdos complementares sobre fundamentos de Gestão de Projectos, Economia, Legislação, Ambiente e Sociedade, são leccionados para garantir uma formação integrada e preparar os pós-graduados para uma actuação sólida e eficaz na arena profissional.

Elegibilidade

Podem candidatar-se à frequência do Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos os titulares de um grau de Licenciatura ou equivalente numa área de Engenharia (preferencialmente Engenharia Química, Engenharia de Processos ou Engenharia do Ambiente) ou Ciências (preferencialmente Ciências Químicas).

Nota média mínima na Licenciatura de 14 valores (na escala em uso na UEM), ou equivalente, é exigida a todos os candidatos.

Excepcionalmente podem ser admitidos candidatos com uma média não inferior a 12 valores, desde que possuam experiência profissional de pelo menos 3 anos numa área considerada relevante para o curso pretendido, de acordo com o Regulamento dos Cursos de Pós-graduação em vigor na UEM.

Taxas e Propinas

Os candidatos apurados ao curso de Mestrado em Engenharia de Processamento de Hidrocarbonetos são sujeitos aos seguintes pagamentos:

  • Taxa anual de inscrição, no valor de 7.000,00Mt;
  • Propina mensal de 14.000,00Mt, a ser paga durante 10 meses/ano, durante o período de duração do curso (2 anos para o Mestrado Académico e 1.5 anos para o Mestrado Profissionalizante).

Informações e Esclarecimentos Adicionais

Para mais informaçães sobre o curso e o processo de candidatura, pode visitar: www.engenharia.uem.mz ou dirigir-se à secretaria de Pós-Graduação da FE-UEM, no Campus da Faculdade de Engenharia da UEM (Avenida de Moçambique, km 1.5), Maputo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!