Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação (MERSC)

Curso de Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação (MERSC)

Instituição e Local do Ensino: ISUTC, Maputo.

OBJECTIVOS

O Programa do Curso de Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação – MERSC, tem por objectivo responder às necessidades de formação especializada e avançada de profissionais qualificados numa área tecnológica considerada de relevância estratégica para o desenvolvimento em Moçambique. O Curso visa dar aos profissionais em exercício e aos docentes universitários do sector uma formação integrada e actualizada sobre as tecnologias, equipamentos e sistemas mais correntes na área das comunicações e reforçar neles a capacidade de formulação de problemas, pesquisa de soluções e de tomada de decisão de carácter tecnológico, bem como de docência e investigação neste domínio.

ESTRUTURA DO CURSO

O MERSC tem a duração de 2 anos e está estruturado da seguinte forma:

1ª FASE – FASE CURRICULAR

A Componente Curricular do Curso consiste em 8 Disciplinas leccionadas por Professores do IST, dos Departamentos de Eng. Electrotécnica e de Computadores (DEEC) e de Eng. Informática (DEI), nomeadamente:

  1. Engenharia de Software
  2. Bases de Dados
  3. Redes IP
  4. Sistemas de Telecomunicações
  5. Aplicações e Serviços de Internet
  6. Redes de Telecomunicações
  7. Comunicações Móveis
  8. Segurança de Redes

Cada Disciplina tem uma duração de 40 horas, pelo que o total da Componente Curricular é de 320 horas.

As aulas de cada Disciplina realizam-se em horário pós-laboral, a partir das 17 horas, nos dias úteis de 2 semanas consecutivas, com 4 horas por dia.

Adicionalmente, pode ser usado o Sábado, e devem ser efectuados os ajustamentos que sejam exigidos.

2ª FASE – FASE DE DISSERTAÇÃO

Esta fase inicia com o Módulo Introdutório sobre Técnicas e Métodos de Investigação;

Segue-se o Trabalho de Investigação Individual com um tema proposto pelo Mestrando e/ou Empresa patrocinadora, sob a supervisão de um Professor do IST e um cosupervisor local, seguido da Elaboração e Defesa da Dissertação.

O trabalho de investigação e a elaboração da Dissertação terão lugar em Moçambique, devendo o Mestrando realizar, pelo menos, uma deslocação de uma semana a Lisboa para trabalho com o supervisor do IST. A apresentação e Defesa Pública da Dissertação é feita perante um júri do e no Instituto Superior Técnico, para o que o candidato se deslocará de novo por uma semana a Lisboa.

6 thoughts on “Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação (MERSC)

  • Narciso Vasco Mussane

    Boa tarde prezados,
    Faço sinceros votos de que estejam bem… Narciso Vasco é o nome pelo qual respondo, Licenciado em Informática ( Minor em Engenharia de Redes) pela Universidade Pedagógica de Maputo.
    Estou interessado em fazer o Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação, porém, gostava de saber se existe a possibilidade de o fazer a distancia ou então, ao invés das 17h passar a entrar as 18hrs, devido a natureza do meu trabalho.

    Reply
    • Alcidio Langa

      Boa tarde
      Sou Alcidio Langa , licenciado em eletrônica pela universidade pedagógica
      Estou muito interessado em fazer o curso gostava de saber quais são os requisitos e o valor a pagar no curso .

      Reply
  • Isak Orlando

    bom dia! pretendo saber se irao abrir as vagas para o ano 2023.

    Reply
  • Hélder Rapuquene

    Bom dia estimados ilustres.

    Sou Hélder Rapuquene, licenciado em Engenharia Electronica e de Telecomunicações, pela Escola Superior de Ciencias Naúticas. Estou muito interessado em fazer o Mestrado em Redes e Sistemas de Comunicações. Sendo assim quero saber os requisitos e os demais detalhes para o efeito.

    Cordiais saudações e elevada estima.

    Reply
    • Manuel Mazive

      Boa tarde Sr. Helder Rapuquene, sou Manuel Mazive licenciando em Física na Universidade Save e gostaria muito de interagir contigo noutras redes socias como Email e WhatsApp pois interessei me muito pela sua formação e gostaria de ter algumas ideias da sua parte sobre o tema proposto para a minha monografia. agradeceria muito se pudesse ajudar

      Reply
  • Saudacoes
    Daqui Antonio Renato Carlos, Licenceiado em Engenharia Electronica pela Universidade Eduaardo Mondlane, estou interessado em fezer o mestrado neste curso, no entanto gostaria de saber se ja estao abertas as inscircoes para o ano lectivo 2023?

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!