Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Epidemiologia e Laboratório

Curso de Mestrado em Epidemiologia e Laboratório

Instituição e Local do Ensino: UEM, Faculdade de Medicina, Maputo.

Apresentação do Curso

O Programa de Mestrado em Epidemiologia de Campo e Laboratório de Moçambique é um programa  pós-graduação baseado em competências  e serviço de dois anos projetado para construir capacidade de saúde pública sustentável em epidemiologia aplicada.

Foi criado em Agosto de 2010, pelo Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) e Direcção de Saúde Pública do Ministério da Saúde (MISAU), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e apoio e suporte do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

O curso de mestrado tem 2 anos de duração, com aproximadamente 25% do tempo gasto em módulos de sala de aula no Departamento de Microbiologia da UEM, e 75% gasto em atividades de campo.

Os locais de campo são locais estratégicos, como o Instituto Nacional de Saúde, Departamentos Provinciais de Saúde, Programas Nacionais (malária, HIV, TB, PTV, doenças não transmissíveis, doenças tropicais negligenciadas e outros), Departamentos Centrais Transversais no Ministério da Saúde (departamento de epidemiologia e outros) e Laboratórios de Referência no Instituto Nacional de Saúde (tuberculose, serologia, microbiologia, virologia e biologia molecular) e outras áreas importantes relacionadas à saúde (por exemplo, Departamento de Zootecnia).

Os objetivos do programa são:

  • Capacitar técnicos de epidemiologia e laboratório para atendimento à emergências, investigações de surtos por meio de cursos de curta e longa duração.
  • Melhorar a capacidade dos técnicos de laboratório em resposta a surtos.
  • Reforçar os vínculos entre a epidemiologia e o laboratório nas respostas a surtos.

Visão

A visão do programa é fortalecer os sistemas de saúde pública em Moçambique que possam apoiar os esforços de prevenção e controle de doenças, bem como a capacidade de resposta a emergências de saúde pública em Moçambique.

Missão

A missão é produzir profissionais e líderes de saúde pública competentes e altamente treinados que irão fortalecer a vigilância em saúde pública e a capacidade de resposta a emergências e melhorar os indicadores gerais de saúde no país.

3 thoughts on “Mestrado em Epidemiologia e Laboratório

  • Boavida

    o curso e interessante, para ajudar a populacao mocambicana.

    Reply
  • José Cuinhane

    Boa noite, será que ainda existe esse curso para próximo ano? Estou interesado e peço detalhes

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!