Cursos de Mestrado em Moçambique

Mestrado em Gestão Empresarial

Curso de Mestrado em Gestão de Empresarial

Instituição e Local do Ensino: A Politécnica, Maputo.

Apresentação do Curso

Os últimos anos têm sido caracterizados pela participação crescente de Moçambique no processo de internacionalização das actividades económicas, bem como, por diversas transformações e reformas económicas que vêm ocorrendo no País. Paralelamente, a Comunidade Internacional é confrontada com outros acontecimentos (e.g. volatilidade dos mercados financeiros, crise das dívidas soberanas na Europa, crescimento económico assinalável de alguns países asiáticos e sul-americanos) que têm colocado importantes desafios ao tecido empresarial do país. Estes acontecimentos têm tido reflexos na esfera nacional e internacional em matérias relacionadas com a gestão empresarial, factos que contribuíram para um crescendo de importância das pessoas envolvidas nestas áreas e da sua necessidade nas organizações empresariais modernas.

Neste sentido, este curso pretende ser um espaço de aprendizagem e de reflexão para os participantes que desejam aprofundar os seus conhecimentos nos campos da gestão empresarial contextualizada na realidade moçambicana e internacional. Ao longo do programa, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências e técnicas pessoais num ambiente de aprendizagem prática através de estudos de casos, numa abordagem integrada das diversas áreas funcionais da Gestão.

O Mestrado em Gestão de Empresas beneficia de uma parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa ao nível da gestão científica e pedagógica do curso, bem como, da cedência de vários professores doutorados para fins de leccionação de várias unidades curriculares do curso.

Objectivos

O Mestrado em Gestão de Empresas é um curso que pretende formar alunos na área da gestão empresarial moderna, através de uma estrutura curricular que apresenta uma cobertura das diferentes áreas funcionais da empresa, ajudam a formar quadros que constituam uma mais-valia nas organizações moçambicanas.

Em linhas gerais, o curso desenvolve as diferentes temáticas numa perspectiva nacional e internacional. Tendo por isso, presente a realidade das pequenas e médias empresas bem como das empresas multinacionais.

O Mestrado em Gestão de Empresas engloba uma parte curricular e o trabalho final de mestrado, estando organizado em quatro semestres, perfazendo um total de 392 horas de contacto. Os dois primeiros semestres são integralmente preenchidos com a componente curricular que compreende 14 unidades curriculares de 28 horas cada. Os dois últimos semestres são dedicados integralmente à elaboração da dissertação de mestrado.

Estrutura do Curso

A conclusão com sucesso da dissertação é requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre. Na sua elaboração, o estudante trabalhará independentemente sob a supervisão de um orientador científico.

Público Alvo

O Mestrado de Gestão de Empresas está desenhado para os actuais e futuros profissionais das diversas áreas funcionais da Gestão que desejam desempenhar as suas funções com elevado nível de sucesso profissional e pessoal. Trata-se de um Mestrado de natureza profissionalizante, conferindo uma especialização profissional, tendo em vista garantir que os estudantes que concluam este curso potenciem as suas perspectivas de empregabilidade e de carreira futura. Em geral, este mestrado reveste-se de uma importância particular para todos os que trabalham ou pretendem trabalhar na gestão empresarial, bem como para aqueles que trabalham no campo de ensino e pesquisa na área das ciências empresariais, em diversas instituições públicas e privadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!