Instituições de Ensino Superior

Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), fundada a 21 de agosto de 21 de Agosto de 1962, é maior e a mais antiga instituição pública de ensino superior em Moçambique. O campus principal e a reitoria da UEM econtram-se em Maputo, sendo que os restantes campus encontram-se nas provincias de Gaza, Inhambane e Zambézia.

O campus principal serve à comunidade académica de todas as diversas faculdades pertencentes à universidade em Maputo, enquanto que os campus em Gaza (Chibuto), Inhambane e Zambézia (Quelimane) servem as Escolas de Ensino Superior de Negócios e Empreendedorismo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo e Escola Superior de Desenvolvimento Rural, e a Escola Superior de Ciências Marinhas, respectivamente.

Actualmente a UEM encotra-se a leccionar os seus cursos em 4 categorias que citamos a seguir:

Cursos de Graduação. Os cursos de graduação são aqueles que conferem ao graduado o nivel de lincenciado. Até ao momento, existe na UEM 71 cursos de graduação, dos quais 36 são leccionados em simultâneo no regime laboral (diurno) e regime pós-laboral (nuturno) e os restantes 35 leccionados apenas em regime diurno.

Cursos de Pós-Graduação. Os cursos de pós-graduação são aqueles que conferem ao graduado o nivel de mestrado ou doutorado. Até ao momento, existe na UEM 61 cursos de pós-graduação, dos quais 4 são de doutoramento e os restates 57 de mestrado, encontrando-se todos a decorrer no período nuturno.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação em regime presencial, a UEM encontra-se também a leccionar 3 cursos a distância ao nível de licenciatura e cursos de densenvolvimento profissioanal em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da da plataforma da Academia Cisco da CIUEM.

Os cursos leccionados na UEM seguem a seguinte distribuição por faculdade e escolas (clica no nome das Faculdades para conhecer os cursos oferecidos):

Faculdade de Engenharia (Maputo)

A faculdade de egenharia (FEUEM) é a maior e a mais antiga faculdade de ensino de engenharias em Moçambique. A FEUEM tensiona desenvolver competências e conhecimentos científicos na área de engenharia e contribuir na formação do homem. A faculdade de engenharias da UEM possui 5 departamentos academicos, em que cada departamento está associado a certos cursos específicos, nomeadamente:

Departamento de Cadeiras Gerais. O departamento de cadeiras gerais serve como uma linha de apoio aos outros departamentos. Todas as cadeiras  em que os diversos cursos da faculdade tem em comum (tais como análise matemática, física, desenho, gestão de empresas, informática bem como as cadeiras de introdução as engenharias, e engenharia e sociedade) são leccionadas neste departamento.

Departamento de Engenharia Civil (DECI). No DECI são leccionados os cursos de Licenciatura em Engenharia Civil (Laboral/Pós-Laboral) e o Curso de Mestrado em Hidráulica. Além de cursos, o departamento também desenvolve uma actividade investigativa nas áreas de Hidráulica, Estruturas, Materiais de Construção, Construções e Processos, etc.

Departamento de Engeharia Mecânica (DEMA). Para além de formar Engenheiros Mecânicos pelo curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica (Laboral), o DEMA também forma Gestores Industriais através do curso de Licenciatura em Gestão Industrial (Pós-Laboral).

Departamento da Engenharia Eletrónica (DEEL). O DEEL para além de oferecer um curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica (Laboral/Pós-Laboral), oferece também os cursos de Licenciatura em Engeharia Elétrica (Laboral/Pós-Laboral) e Licenciatura em Engenharia Informática (Laboral/Pós-Laboral).

Departamento da Engenharia Química (DEQUI). O DEQUI treina estudantes a serem os melhores em moldar e resolver problemas complexos, especialmente no que tange a tradução de informação e descobertas moleculares em produtos e processos. Para além do curso de Licenciatura em Engenharia Química (Laboral), o DEQUI também oferece os cursos de Licenciatura em Engenharia do Ambiente (Laboral/Pós-Laboral) e o curso de Mestrado em Tecnologia de Alimentos.

Faculdade de Ciências (Maputo)

A faculdade de ciências (FC) da UEM lidera, conduz, e providencia a educação e investigação científica em Ciencias Naturais, Ciências Puras e Ciências Aplicadas em Moçambique. A Direcção, o Departamento de Matemática e Informática, o Departamento de Ciências Biológicas, Departamento de Química, e o Departamento de Física estão localizados no Campus Principal da UEM em Maputo. No entanto, o Departamento de Geologia e a Estação de Biologia Marinha estão localizados na Faculdade de Engenharias e na Ilha de Inhaca, respectivamente. Cada Departamento está associado a certo/s curso/s específico/s, nomeadamente:

Departamento de Matemática e Informática (DMI). O DMI oferece os seguintes cursos:

> Licenciatura em Matemática (Laboral)

> Licenciatura em Estatística (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Informática (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Ciências de Informação Geográfica (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Informática.

Departamento de Ciências Biológicas (DCB). O DCB oferece os seguintes cursos:

> Licenciatura em Biologia Aplicada (Laboral)

> Licenciatura em Biologia e Saúde (Laboral)

> Licenciatura em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre (Laboral)

> Licenciatura em Biologia Marinha Aquática e Costeira (Laboral)

> Mestrado em Biologia Aquática e Ecossistemas Costeiros (BAEC).

Departamento de Química. O Departamento de Química contempla os seguintes cursos:

> Licenciatura em Química Ambiental (Laboral)

> Licenciatura em Química Industrial (Laboral)

> Mestrado em Química e Processamento de Recursos Locais

> Doutoramento em Ciência e Tecnologia de Energia.

Departamento de Física. O Departamento de Física oferece os cursos de Licenciatura em Física (Laboral), Licenciatura em Meteorologia (Laboral), e Mestrado em Física.

Departamento de Geologia. O Departamento de Geologia oferece dois cursos de licenciatura e três cursos de mestrado, nomeadamente:

> Licenciatura em Geologia Aplicada (Laboral)

> Licenciatura em Cartografia e Pesquisa Geológica (Laboral)

> Mestrado em Geologia Costeira e Ambiente

> Mestrado em Geohidrologia e Recursos Aquáticos

> Mestrado em Gestão de Recursos Minerais.

Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (Maputo)

A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF) é uma instituição de ensino superior pertecente a UEM, que forma técnicos superiores em ciências agronómicas e florestais, e desenvolve atividades científicas em áreas como o combate da mosca da fruta, quantificação da biomassa e carbono em florestas nativas, desenvolvimento de diagnóstico rápidos de fertilidade de solos, etc. O Departamento de Agronomia e Engenharia Florestal actualmente lecciona 3 cursos a nivel de licenciatura, 10 cursos a nível de Mestrado e 3 cursos a nível de Doutoramento, nomeadamente:

> Licenciatura em Engenharia Agronómica (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Florestal (Laboral)

> Licenciatura em Agroeconomia e Extensão Agrária (Laboral)

> Mestrado em Desenvolvimento Rural, Tecnologia e Utilização da Madeira

> Mestrado em Proteção Vegetal

> Mestrado em Economia Agrária (ramo de Agrobusiness)

> Mestrado em Economia Agrária (ramo de Agrobusiness)

> Mestrado em Economia Agrária (Ramo de Análise de Políticas e Desenvolvimento Agrário)

> Mestrado em Economia Agrária (Ramo de Mercados Agrários)

> Mestrado em Economia Agrária (Ramo de Economia dos Recursos Naturais).

Faculdade de Direito (Maputo)

A Faculdade de Direito (FD) da UEM promove aos seus estudantes e docentes um ambiente de aprendizagem rigoroso do Direito num contexto interdisciplinar, intercultural e internacional para que adquiram habilidades profissionais e éticas para se tornarem excelentes juristas e lideres nas suas actividades profissionais. Para além do curso de Licenciatura em Direito (Laboral/Pós-Laboral) a FD também oferece os seguintes cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento:

> Pós-graduação em Direito do Comércio Internacional

> Pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual

> Pós-graduação em Direito de Energia

> Pós-graduação em Regulamento do Sector Energético e Direito de Energia

> Pós-graduação em Operações Financeiras

> Mestrado em Ciências Jurídicas

> Mestrado em Ciências Jurídicas Económicas

> Mestrado em Ciências Jurídicas Políticas

> Mestrado em Direitos Humanos

> Mestrado em Direito Social

> Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento

> Doutoramento em Direito.

Faculdade de Veterinária (Maputo)

A Faculdade de Veterinária (FAVET) empenha-se na formação de graduados e pós-graduados qualificados para produzir e disseminar conhecimentos técnico-científico de modo a responder aos desafios da sociedade moçambicana. A FAVET oferece 3 cursos de Licenciatura e 3 cursos de Mestrado, nomeadamente:

> Licenciatura em Medicina Veterinária (Laboral)

> Licenciatura em Ciências e Tecnologia Animal (Laboral)

> Licenciatura em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Laboral)

> Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva

> Mestrado em Produção Animal

> Mestrado em Segurança de Alimentos.

Faculdade de Medicina (cidade de Maputo)

A Faculdade de Medicina da UEM oferece o curso de Licenciatura em Medicina desde 1963, e já graduou mais de dois mil médicos para o país. Até meados dos anos 1990 era a única instituição no país responsável pela formação de médicos. Além do curso de Licenciatura em Medicina (Laboral) esta faculdade também oferece quatro cursos de mestrado, nomeadamente:

> Mestrado em Saúde Pública

> Mestrado em Saúde Pública a Distância

> Mestrado em Saúde Mental e Psico-Intervenção

> Mestrado em Epidemiologia e Laboratório.

Faculdade de Economia (cidade de Maputo)

A Faculdade de Economia da UEM forma quadros de nível superior nas áreas de Economia, Gestão, Contabilidade e Finanças com qualidade reconhecida internacionalmente, pautando pela excelência na investigação e extensão, contribuindo para o desenvolvimento económico e social sustentável de Moçambique. Esta faculdade oferece 3 cursos de Licenciatura, 3 cursos de Mestrado e 2 cursos de Doutoramento, a saber:

> Licenciatura em Contabilidade e Finanças (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Economia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Gestão (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Economia do Desenvolvimento

> Mestrado em Gestão Empresarial

> Mestrado em Ciências Actuais

> Doutoramento em Economia

> Doutoramento em Gestão.

Faculdade de Educação (cidade de Maputo)

A Faculdade de Educação (FACED) da UEM é um centro de reflexão, produção e disseminação de conhecimento teórico e prático sobre a educação. A FACED possui 5 departamentos academicos, em que cada departamento está associado a certos cursos específicos, nomeadamente:

Departamento de Psicologia. O Departamento de Psicologia é uma unidade científica da Faculdade de Educação que de forma organizada e hierárquica engloba um conjunto de áreas científicas afins à Psicologia. Este departamento oferece os seguintes cursos de Licenciatura e Mestrado:

> Licenciatura em Psicologia (Vertentes: Psicologia das Organizações/Psicologia Social e Comunitária/Psicologia Escolar e das Necessidades Educativas Especiais) – (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Desenvolvimento e Educação de Infância (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Terapia Familiar e Comunitária.

Departamento de Educação em Ciências Naturais e Matemática (DECNM). O DECNM desenvolve as suas actividades nos domínios de formação a nível de graduação e pós-graduação em Educação Ambiental e em Cienências Naturais e Matemática. O DECNM lecciona o curso de Licenciatura em Educação Ambiental (Laboral/Pós-Laboral).

Departamento de Organização e Gestão da Educação (OGED). O OGED desenvolve as suas actividades nos domínios de formação e desenvolvimento profissional de educadores e líderes escolares através dos seguintes cursos:

> Licenciatura em Organização e Gestão da Educação (Laboral/Pós-Laboral/à Distância)

> Mestrado em Admnistração e Gestão da Educação.

Departamento de Formação de Professores e Estudos Curriculares. O Departamento de Formação de Professores e Estudos Curriculares da FACED desenvolve actividades nos domínios de formação a nível de graduação e pós-graduação através dos seguintes cursos:

> Licenciatura em Línguas de Sinais de Moçambique (Laboral)

> Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucional

> Mestrado em Estudos do Ensino Superior e Desenvolvimento.

Departamento de Educação de Adultos. O Departamento de Educação de Adultos é uma unidade orgânica interna da Faculdade de Educação que desenvolve as suas atividades de formação ao nível de Graduação e Pós-Graduação em Ciências da Educação através do curso de Mestrado em Educação de Adultos.

Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico (cidade de Maputo)

A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM forma e capacita profissionais que possam dar resposta às necessidades do país nas áreas de organização do espaço para o habitat humano, às várias escalas de intervenção. Além do curso de Licenciatura em Arquitetura e Planeamento Físico (Laboral), esta faculdade tambem oferece os cursos de Mestrado e Doutoramento:

> Mestrado em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais (MPGAI)

> Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (MPRU)

> Doutoramento em Arquitetura e Urbanismo (DAU).

Faculdade de Letras e Ciências Sociais (cidade de Maputo)

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) é actualmente a maior da Universidade da UEM, com cerca de 5.000 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. A FLCS define-se como uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que se ocupa da formação superior e da investigação científica no domínio das ciências sociais e das humanidades. Ela contribui para o avanço da ciência e do conhecimento, para a sua divulgação e expansão na área da educação superior e nas áreas específicas da Linguística, Línguas, Literatura, Geografia, História, Ciência Política, Administração Pública, Antropologia, Arqueologia, Sociologia, Serviço Social e Língua e Cultura Chinesa. A FLCS possui 7 departamentos, dos quais oferece 17 cursos de Licenciatura, 10 cursos de Mestrado leccionados em regime pós-laboral e 2 cursos de Doutoramento leccionados em regime pós-laboral, nomeadamente:

> Licenciatura em Administração Pública (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Antropologia (Laboral)

> Licenciatura em Arqueologia e Gestão de Património (Laboral)

> Licenciatura em Ciência Política (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Ensino de Francês (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Ensino de Inglês (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Ensino de Línguas Bantu (Laboral)

> Licenciatura em Ensino de Português (Laboral)

> Licenciatura em Geografia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em História (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Língua e Cultura Chinesa (Laboral)

> Licenciatura em Linguística (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Literatura Moçambicana (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Serviço Social (Laboral)

> Licenciatura em Sociologia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Tradução e Interpretação Francês/Português (Laboral)

> Licenciatura em Tradução e Interpretação Inglês/Português (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Antropologia Social

> Mestrado em Administração Pública

> Mestrado em Ciência Política

> Mestrado em Linguística

> Mestrado em Bilinguismo e Educação Bilingue

> Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda

> Mestrado em Língua e Sociedade

> Mestrado em História de Moçambique

> Mestrado em População e Desenvolvimento

> Mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento

> Doutoramento em Linguística

> Doutoramento em Sociedade e Desenvolvimento.

Faculdade de Filosofia (cidade de Maputo)

Localizada no edifício do Centro Informática da UEM (CUIEM) do Campus Principal, a Faculdade de Filosofia (FAF) é a mais recente Faculdade da UEM dedicada ao ensino de Filosofia através do curso de Licenciatura em Filosofia (Laboral/Pós-Laboral). Esta se guia pela pretensão de se tornar, o mais breve possível, numa unidade de excelência acadêmica ímpar ao nível da UEM, do País e da região da SADC, sobretudo tendo em conta no atual contexto da integração regional.

Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC)

Localizada na vila de Chibuto-Gaza, a Escola Superior de Negócios e Emprendorismo de Chibuto (ESNEC) é uma unidade orgânica da UEM que aproxima os centros de ensino e investigação aos Distritos de modo a agregar cada vez mais maior número de quadros de nível superior que possam se envolver na solução dos problemas das comunidades locais, bem como dotar os distritos de Recursos Humanos e infra estruturas que possam responder as expectativas de desenvolvimento do Distrito. Esta oferece os seguintes cursos:

> Licenciatura em Agro-Negócios (Laboral)

> Licenciatura em Agricultura Comercial (Laboral)

> Licenciatura em Gestão Comercial (Laboral)

> Licenciatura em Gestão de Empresas (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Finanças (Laboral/Pós-Laboral)

Escola de Comunicação e Artes (cidade de Maputo)

Localizada na Av. Romão Fernandes Farinha, nº 456 – 520 na Cidade de Maputo, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) lecciona cursos superiores de Comunicação, Informação e Artes, a saber:

> Licenciatura em Teatro (Laboral)

> Licenciatura em Jornalismo (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Marketing e Relações Públicas (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Biblioteconomia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Música (Laboral)

> Licenciatura em Arquivista (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Gestão dos Media Digitais.

Escola Superior de Ciências de Desporto (cidade de Maputo)

A Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCIDE) provê ao país graduados em ciências do desporto com elevada qualificação técnico-científica e capazes de contribuir de forma criativa no desenvolvimento do desporto nas suas dimensões social e económica através dos seus programas nos cursos de Licenciatura e Mestrado. A Escola Superior de Ciências de Desporto da UEM oferece 3 cursos de Licenciatura e 3 cursos de Mestrado, a saber:

> Licenciatura em Gestão Desportiva (Laboral)

> Licenciatura em Treino Desportivo (Laboral)

> Licenciatura em Desporto Adaptado e Saúde (Laboral)

> Mestrado em Gestão Desportiva

> Mestrado em Treino Desportivo

> Mestrado em Desporto Adaptado e Saúde.

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras (Quelimane)

Localizada na  Cidade de Quelimane, Província da Zambézia, a Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras surgiu como resultado da implementação do Plano Estratégico da UEM de diversificar as áreas do saber e expansão do ensino superior por todo o país. Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras da UEM ofece 4 cursos de Licenciatura e 3 cursos de Mestrado, nomeadamente:

> Licenciatura em Oceanografia (Laboral)

> Licenciatura em Biologia Marinha (Laboral)

> Licenciatura em Química Marinha (Laboral)

> Licenciatura em Geologia Marinha (Laboral)

> Mestrado em Aquacultura Sustentável

> Mestrado em Pescarias Sustentáveis

> Mestrado em Oceanografia Aplicada.

Escola Superior de Desenvolvimento Rural (Vilankulo)

Localizada no bairro 7 de Setembro da cidade de Vilankulo – Inhambane, a Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER) contribui no avanço, divulgação, e expansão da ciência e do conhecimento em Moçambique e na região através dos seus 7 cursos de Licenciatura, nomeadamente:

> Licenciatura em Engenharia Rural (Laboral)

> Licenciatura em Economia Agrária (Laboral)

> Licenciatura em Comunicação e Extensão Rural (Laboral)

> Licenciatura em Agro-processamento (Laboral)

> Licenciatura em Produção Agrícola (Laboral)

> Licenciatura em Produção Animal (Laboral)

> Licenciatura em Produção Pesqueira (Laboral).

Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI)

Situada na cidade de Inhambane, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI) produz e dissemina o conhecimento científico e promove a inovação em hotelaria e turismo através da investigação como fundamento dos processos de ensino-aprendizagem e extensão, educando as gerações com valores humanísticos, de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos, em prol do desenvolvimento da sociedade. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo da UEM oferece 7 cursos de Licenciatura, dos quais 4 em regime Laboral e 3 no período Pós-Laboral, nomeadamente:

> Licenciatura em Animação Turística (Laboral)

> Licenciatura em Informação Turística (Laboral)

> Licenciatura em Gestão de Mercados Turísticos (Laboral)

> Licenciatura em Gestão Hoteleira (Laboral)

> Licenciatura em Gestão (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Finanças (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Administração Pública (Pós-Laboral)

One thought on “Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!