Uncategorized

Universidade Lúrio (UniLúrio)

A Universidade Lúrio (UniLúrio) é uma instituição de ensino superior pública, com a sua sede estabelecida na cidade de Nampula, em Moçambique. Foi criada por decreto presidencial em 26 de dezembro de 2006. Em 2007 a universidade instalou a sua reitoria na cidade de Nampula, ocupando instalações cedidas pelo Museu de Etnologia de Moçambique (MUSET), e tornou-se assim na primeira universidade pública na história de Moçambique a ser criada com a reitoria estabelecida fora da cidade de Maputo.

Na sua estrutura orgânica a Universidade Lúrio previu desde o início a instalação de três Pólos localizados nas três províncias do Norte de Moçambique, nomeadamente: Nampula, Cabo Delgado e Niassa, mantendo campi nas cidades de Nampula, Pemba e na vila de Unango, respectivamente. Actualmente, a Universidade Lúrio já instalou a maior parte dos seus Serviços Centrais e abriu faculdades nos seus três Pólos, em que: a Faculdade de Ciências da Saúde e a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico estão instalados no polo de Nampula, a Faculdade de Engenharias e Ciências Naturais, a Faculdade de Engenharias e a Faculdade de Ciências Naturais estão localizados no polo de Cabo Delgado,  e a Faculdade de Ciências Agrárias está localizada no polo de Niassa. Abaixo segue-se a lista da distribuição dos cursos (ministrados em modalidades presencial, semi-presencial e à distância, e em regimes laboral e pós-laboral) por faculdade e por extensão da Universidade Lúrio:

Faculdade de Ciências de Saúde (Nampula). A Faculdade de Ciências de Saúde é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio, vocacionada a formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio. A FCS oferece os seguintes cursos de Licenciatura e Mestrado:

> Licenciatura em Medicina (Laboral)

> Licenciatura em Medicina Dentária (Laboral)

> Licenciatura em Farmácia (Laboral)

> Licenciatura em Nutrição (Laboral)

> Licenciatura em Optometria (Laboral)

> Licenciatura em Enfermagem (Laboral)

> Licenciatura em Psicologia Clínica (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Administração e Gestão em Saúde (Pós-Laboral) 

> Mestrados em Educação em Ciências de Saúde

> Mestrado em Gestão Farmacêutica

> Mestrado em Nutrição e Segurança Alimentar

> Mestrado em Saúde Pública.

Faculdade de Ciências Naturais (Pemba-Cabo Delgado). A Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio gera e difunde conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, com intuito de destacar-se como Instituição de referência nacional e internacional na formação de uma nova geração de profissionais competentes, críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras na sociedade e comunidades locais e em última instância propiciando-lhes um desenvolvimento sustentável. A FCN Surge da divisão em 2010 da Faculdade de Engenharia e Ciências Naturais, e está estabelecida na cidade de Pemba – partilhando o mesmo campus Universitário com a sua homóloga, a Faculdade de Engenharia. A Faculdade de Ciências Naturais lecciona exclusivamente o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (laboral), escolhido com base em interesses estratégicos locais e regionais, atendendo à necessidade de um melhor conhecimento e aproveitamento das potencialidades dos recursos naturais, capazes de propiciar uma gestão eficiente e sustentável, aliando a protecção da Natureza e o desenvolvimento da sociedade e comunidades locais.

Faculdade de Ciências Agrárias (Waanangu/Sanga-Niassa). A Faculdade de Ciências agrárias da Universidade Lúrio é uma instituição pública de ensino superior vocacionada para formar uma nova geração de técnicos superiores de qualidade em ciências agronómicas e florestais competentes, comprometidos com o desenvovolvimento, ciência e bem estar as comunidades rurais. Inicialmente, a FCA funcionou provisoriamente nas instalações do Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA) na cidade de Lichinga, tendo sido transferido definitivamente em Julho de 2012 para o Campus de Wanaangu no distrito de Sanga – Niassa. A FCS oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Engenharia Florestal (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia de Desenvolvimento Rural (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Zootécnica (Laboral)

Faculdade de Ciêncais Sociais e Humanas (Ilha de Moçambique-Nampula). A Faculdade de Ciências Socias e Humanas da UniLúrio, é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio, vocacionada a formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio. Localizada na Ilha de Moçambique, a FCSH reveste-se de grande importância para a UniLúrio, pelo facto de permitir, por um lado, a expansão das suas áreas de actuação (Ciências Naturais e Exactas) e, por outro, o alinhamento da natureza histórica e cultural da “Fortaleza São Sebastião”. Ao instalar esta Faculdade na Ilha de Moçambique, a UniLúrio cumpre a sua missão educadora e promotora do desenvolvimento das comunidades baseadas na ciência, no rigor e no compromisso, através do aproveitamento inteligente e sustentável dos recursos locais. A FCSH oferece 2 cursos de Licenciatura (ministrados em modalidade presencial e em regimes laboral e pós-laboral), nomeadamente:

> Licenciatura em Turismo e Hotelaria (Laboral)

> Licenciatura em Desenvolvimento Local e Relações Internacionais (Laboral)

Faculdade de Arquitectura e Planeamento Fisico (cidade de Nampula). A Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio localizada na cidade de Nampula, que prepara profissionais para responder às necessidades do País, nos campos do ordenamento territorial, da urbanística e do projecto de edifícios ou conjuntos de edifícios. Desde a sua origem é organizada em dois Departamentos Académicos (o Departamento de Arquitectura e o Departamento de Planeamento Físico) que oferecem dois cursos de Licenciatura e um de Mestrado, nomeadamente:

> Licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico (Laboral)

> Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Gestão Urbana.

Faculdade de Engenharia (Pemba-Cabo Delgado). A Faculdade de Engenharia é uma Unidade Orgânica da universidade Lúrio, sediada na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Foi criada no ano de 2008, altura era denominada Faculdade de Engenharia e de Ciências Naturais (FECN). Em 2013, através de despacho reitoral, foi extinta a FECN e criadas duas faculdades, nomeadamente FE e FCN (Faculdade de Ciências Naturais). Esta Faculdade está vocacionada à formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio. A FE é a primeira Instituição pública de Ensino Superior a ministrar cursos de Engenharia na região Norte de Moçambique. Ela foi criada com o objectivo principal de expandir os cursos de Engenharia para a região Norte, proporcionando oportunidade das pessoas residentes nesta região poderem formar-se nas áreas de engenharia. A Faculdade de Engenharia da UniLúrio oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Engenhaia Informática (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Civil (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Mecânica (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Geológica (Laboral)

UniLúrio Business School (cidade de Nampula). Localizada na cidade de Nampula, a UniLúrio Business School, é uma Unidade Orgânica de Ensino da Universidade Lúrio, vocacionada a formação superior e goza de autonomia científica, pedagógica, cultural e de gestão administrativa e financeira, nos termos da legislação aplicável em geral, dos estatutos e da regulamentação interna da Universidade Lúrio. A UBS é especializada na formação de quadros altamente qualificados nas áreas de economia, gestão, contabilidade, fiscalidade e auditoria a nível de graduação e pós-graduação, e através da interacção activa e sistemática com o mundo de negócios, sector privado e governo, propondo soluções técnicas e científicas, promovendo debates em torno de temáticas candentes orientadas para soluções viáveis e relevantes no contexto de desenvolvimento nacional e internacional. A UniLúrio Business School oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Economia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Gestão Empresarial (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Agro-Negócio

> Mestrado em Gestão Bancária e Seguros

> Mestrado em Gestão Pública e Autárquica.

Cantinho Americano. A Universidade Lúrio, na sua luta em investir numa edução mais qualitativa, integrando a sociedade na mudança de comportamentos instalou, em parceria com o governo americano, no seu Campus, em Nampula – Marrere, o Cantinho americano, um canto que visa manter uma relação cultural entre Moçambique e Estados Unidos da América, envolver a comunidade académica e não só na formação, particularmente sobre a língua inglesa, entre diversas actividades (culturais) que constituem uma oportunidade para ampliar os horizontes da UniLúrio e potencializar a comunicação intercultural dos dois países.

Contactos da UniLúrio (campus de Marrere)

Endereço: Bairro de Marrere, R. nr. 4250, Km 2,3 – Nampula

Telefone: +25826218250

Email: [email protected]

Website: www.unilurio.ac.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!