Uncategorized

Universidade Zambeze (UniZambeze)

A Universidade Zambeze (UniZambeze) é uma instituição pública, dotada de personalidade jurídica e goza de autonomia científica, pedagógica e administrativa. A UniZambeze foi criada a de 18 de Dezembro de 2007 e, iniciou as suas actividades lectivas no dia 16 de Março de 2009 oferecendo ao mercado 16 cursos em 6 faculdades.

O nome Universidade Zambeze deriva do Rio Zambeze que literalmente atravessa a Zona Centro do país, conferindo-lhe importância estratégica para o desenvolvimento de Moçambique e da Região Austral de África, em virtude do seu enorme potencial em recursos minerais, hídricos e biodiversidade.

É neste contexto que a UniZambeze oferece cursos técnicos orientados para o aproveitamento das potencialidades e desafios de desenvolvimento do país, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior e reduzindo as assimetrias regionais.

Enquanto Instituição Pública de Ensino Superior, a UniZambeze privilegia a formação avançada, a pesquisa, a inovação e extensão universitária através da transferência de tecnologia para as comunidades em que se insere e vice-versa.

A UniRovuma encontra-se estruturada em 6 Faculdades as quais oferecem 16 cursos que são ministrados em modalidades presencial, semi-presencial e à distância, e em regimes laboral e pós-laboral. Abaixo é listada a distribuição dos cursos por faculdade e por extensão da Universidade Zambeze:

Faculdade de Engenharia Ambiental e dos  Recursos Naturais (Chimoio-Manica). Localizada na cidade de Chimoio, província de Manica, a Faculdade de Engenharia Ambiental e dos  Recursos Naturais forma profissionais capazes de difundir e aplicar os conhecimentos adquiridos de uma forma crítica na solução de problemas ambientais e de recursos naturais. O seu foco está na importante questão da gestão dos recursos naturais. A sua inserção geográfica privilegiada em termos de recursos naturais com destaque para a rede hídrica e a extensa biodiversidade concentrada em espaços protegidos abre um manancial de oportunidades a explorar na investigação e desenvolvimento de tecnologias, saberes e criação de capacidade humana para responder os desafios do desenvolvimento sustentável. A FEARN oferece os cursos de Licenciatura e Mestrado (ministrados em modalidades presencial e em regimes laboral e pós-laboral), nomeadamente:

> Licenciatura em Engenharia Ambiental e dos Recursos Naturais (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia de Construção e Ordenamento Territorial (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Agrícola e Ambiental (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Civil (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Gestão e Planeamento Ambiental (Pós-Laboral)

> Mestrado em Biologia da Conservação

> Mestrado em Ordenamento Territorial e Conservação da Biodiversidade

> Mestrado em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos.

Faculdade de Ciências e Tecnologias (cidade da Beira-Sofala). Localizada na Cidade Portuária da Beira, província de Sofala, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da UniZambeze desenvolve, produz e dissemina a ciência, a tecnologia, a cultura, a investigação e a extensão focalizando as ciências e tecnologia assentes na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos que valorizam o saber humano para o desenvolvimento sustentável do país. Esta foi concebida para responder aos desafios profissionais impostos pela imponência infra-estrutural e tecnológica do Porto da Beira e o sistema multimodal que compõe o Corredor da Beira, tendo em conta a avaliação de risco e qualidade no envolvimento profissional. A FCT oferece os seguintes cursos de Licenciatura e Mestrado:

> Licenciatura em Arquitectura (Laboral)

> Licenciatura em Ciências Actuarias (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Civil (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Eléctrica (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Mecatrónica (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Informática (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Engenharia de Processos Industriais (Laboral)

> Mestrado em Construção Sustentável

> Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos

> Mestrado em Engenharia e Gestão de Águas

> Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades (cidade da Beira-Beira). Localizada na cidade da Beira, província de Sofala, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades contribui para a construção e disseminação do saber no intuito de desenvolver a sociedade, através de formação integral do homem, garantindo-lhe o crescimento intelectual e o fortalecimento de valores científicos, éticos, morais e culturais, essenciais para as ciências sociais e humanas e jurídico-económicas. A gênese da sua criação está associada as características metropolitanas da cidade portuária da Beira,  porta de entrada da SADC através do Corredor de Desenvolvimento da Beira. O Ambiente envolvente que a caracteriza é vocacionado ao desenvolvimento e expansão de negócios orientados a prestação de serviços, o que exige um perfil profissional híbrido e altamente qualificado. A FCSH oferece os seguintes cursos de Licenciatura e de Mestrado:

> Licenciatura em Administração Pública (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Ciências da Comunicação (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Contabilidade e Finanças (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Direito (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Economia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Gestão (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Sociologia (Laboral/Pós-Laboral)

> Mestrado em Direito Judiciário

> MBA em Gestão

> Mestrado em Línguas

> Literatura e Cultura

> Mestrado em Administração e Finanças

> Doutoramento em Língua, Cultura e Sociedade

> Doutoramento em Direito.

Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (Mocuba-Zambezia). A Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal da Universidade Zambeze, está instalada no distrito de Mocuba, província da Zambézia. Vocacionada a área da agronomia e produção florestal a FEAF tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento no que tange a exploração do solo potencialmente rico para a produção agrícola e consolidação da produção florestal de forma sustentável. O entorno em que se encontra inserida é peculiar. O Município de Mocuba é um corredor de desenvolvimento em franco crescimento e é circundado por extensas áreas férteis e ricas em biodiversidade florestal. Este ambiente, aliado a infraestrutura administrativa do governo local, ao desenvolvimento urbano e sócio-económico em ascensão, e os crescentes recursos disponíveis na FEAF, revelam uma oportunidade clara e consolidada “em realização” para o desenvolvimento da actividade académica com suporte na investigação e extensão. A FEAF oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Engenharia Agronômica (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Florestal (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Zootécnica (Laboral)

> Licenciatura em Economia Agrária (Laboral)

Faculdade de Ciências de Saúde (cidade de Tete). Criada em 2009 e localiza-se na cidade de Tete, a Faculdade de Ciências de Saúde (FCS), responde ao desafio de formar profissionais amplamente capacitados para actuar nas áreas de Ciências da Saúde visando à prevenção, promoção, protecção e reabilitação da saúde, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida da população, com valores éticos, críticos, reflexivos e humanistas, comprometidos e integrados com a sociedade e a cidadania, e que tenham o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, para garantir o desenvolvimento sustentável do país. As infraestruturas da FCS encontram-se instaladas dentro do recinto do Hospital Provincial de Tete, e traduz-se em vantagem comparativa para os estudantes desde o seu primeiro momento da sua vida académica nesta unidade orgânica. Este diferencial na localização permite aos estudantes, docentes e investigadores, maior interação com o seu objecto de estudo, despertando desde cedo o interesse em realizar pesquisas que permitam melhorar a qualidade de vida do ser humano em termos de serviços de saúde. A qualidade do ensino é permanentemente aprimorada através do intercâmbio e mobilidade do corpo docente e discente por via de acordos de cooperação dentro e fora do país. É nesta senda que os estudantes têm tido a oportunidade de realizar pelo menos um semestre em universidades estrangeiras. A Faculdade de Ciências de Saúde da UniZambeze oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Medicina (Laboral)

> Licenciatura em Medicina Dentária (Laboral)

> Licenciatura em Farmácia (Laboral/Pós-Laboral)

> Licenciatura em Nutrição (Pós-Laboral)

> Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar (Pós-Laboral)

> Mestrado em Saúde Pública.

Faculdade de Ciências Agrárias  (Ulónguè-Tete). Localizada na Vila de Ulónguè, Província de Tete, a Faculdade de Ciências Agrárias  (FCA) forma profissionais agrários com elevada qualificação técnico-científica para desenvolver e disseminar conhecimentos, contribuindo deste modo  para o desenvolvimento sustentável da região e de Moçambique. Inserida no extenso planalto de Angónia, distinto pelas suas características edafoclimáticas, nomeadamente terras férteis e clima propício para a produção agrária, a FCA promove a formação nas áreas de produção animal, vegetal e engenharia alimentar. A pesquisa e a extensão junto das comunidades locais são dois elementos marcantes da singela comunidade académica. A Faculdade de Ciências Agrárias da UniZambeze oferece os seguintes cursos de Licenciatura:

> Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária (Laboral)

> Licenciatura em Engenharia Alimentar (Laboral).

Contactos da UniZambeze

Endereço: Av. Alfredo Lawley, nº 1018, Matacuane, Beira/Sofala – Moçambique

Telefones: (+258) 23 362 487/23 362 488

Email: [email protected]

Website: www.uzambeze.ac.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Preserve os direitos do autor. !!